A Kia está de volta às suas raízes de SUV, e não está a poupar esforços. Logo após a estreia da sua primeira camionete, o SUV flagship da Kia—o Telluride—está prestes a passar por uma transformação massiva. Quase seis anos após ter saído da linha de produção, o sucessor do Telluride foi avistado nas ruas da Califórnia em plena camuflagem, apresentando uma estrutura mais ousada e quadrada, com indícios de novos clusters de luzes verticais em ambas as extremidades.
Se está a pensar que ele se parece com o EV9 futurista da Kia, não está sozinho. Este modelo próximo claramente empresta elementos de design do seu irmão elétrico, combinando uma sofisticação robusta com a praticidade que fez do Telluride um sucesso desde o início. Notavelmente, o protótipo exibe uma grelha redesenhada e um sensor de radar colocado de forma proeminente—um possível sinal da tecnologia de próxima geração que irá definir a parte frontal do novo Telluride.
Mas há mais do que apenas uma atualização estética a caminho para o Telluride. A Kia está a preparar o seu maior SUV a gasolina para ser híbrido. Embora os detalhes permaneçam em segredo, relatórios sul-coreanos sugerem que uma motorização ecológica está em discussão, potencialmente combinando o familiar V6 de 3.8 litros aspirado naturalmente com um quatro cilindros turboalimentado de 2.5 litros para dar vida à potência híbrida.
A popularidade do Telluride tem-se mantido constante, com vendas ano após ano a permanecerem impressionantemente próximas dos números de 2023, apesar de estar a chegar ao fim da sua geração atual. Até outubro, a Kia vendeu quase 91.500 unidades nos EUA, mantendo o status do Telluride como o terceiro modelo mais vendido da marca, atrás do Sportage e do Forte.
Com o ano modelo de 2025 agora à venda, espera-se que a próxima geração do Telluride não seja lançada antes do ano modelo de 2026. Mas com o seu protótipo quase pronto a fazer as rondas, a estreia pode acontecer já no próximo ano, com as vendas a começarem provavelmente no final de 2025 ou início de 2026.
E para os fãs do primo corporativo da Kia, o Hyundai Palisade, também há novidades. A próxima geração do Palisade também está em desenvolvimento, com protótipos já avistados, sugerindo que pode chegar ao mercado antes do Telluride por alguns meses. Parece que os fãs de SUVs de grande porte terão muitas opções para se entusiasmar à medida que a Kia e a Hyundai continuam o seu confronto de grandes SUVs.