Numa recente evolução, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) criticou abertamente as reações negativas dirigidas ao Campeão do Mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, e ao Principal do Team Red Bull, Christian Horner, durante o evento ao vivo F1 75. Um mar de 15.000 fãs na O2 Arena, juntamente com milhões de espectadores a assistir de casa, testemunhou as cenas perturbadoras a desenrolar-se.
O evento F1 75, que reuniu todas as 10 equipas para uma exibição extravagante, foi manchado por assobios e vaias durante a apresentação da Red Bull. O Principal do Team, Horner, juntamente com Verstappen, o seu piloto estrela, subiram ao palco para desvendar o RB21, apenas para serem recebidos com hostilidade por parte do público predominantemente britânico.
Esta hostilidade, parece, tem as suas raízes na temporada de 2021. A equipa Red Bull, baseada em Milton Keynes, tornou-se impopular no Reino Unido após uma luta de títulos contenciosa entre Verstappen e Lewis Hamilton, culminando num final controverso em Abu Dhabi.
A FIA, em resposta a esta “reacção tribalista”, condenou publicamente o comportamento da multidão. Um porta-voz da associação enfatizou a importância de manter uma cultura de respeito no desporto, que sustenta a emoção e o entusiasmo das rivalidades no automobilismo.
Na sua declaração, a FIA lembrou os fãs das contribuições significativas que Verstappen e Horner têm feito para a Fórmula 1, exortando-os a lembrar-se disto à medida que a nova temporada se desenrola. A decepção da FIA em relação à reação da multidão no lançamento da F1 em Londres foi evidente.
Além disso, como parte do seu compromisso em salvaguardar a integridade do desporto, a FIA está na vanguarda de uma coalizão que combate o abuso online no desporto. A campanha, intitulada ‘Unidos Contra o Abuso Online’, procura abordar e contrariar esta crescente ameaça.
A FIA concluiu a sua declaração com um apelo à ação, implorando à comunidade desportiva que tenha em mente as repercussões das suas ações, tanto no mundo virtual como no real. Este incidente sublinha a necessidade de desportivismo, respeito e decência, tanto dentro como fora do campo.
É importante notar que Max Verstappen expressou a sua esperança de que o ‘bom senso’ prevaleça face à repressão de palavrões na F1. À medida que a nova temporada se aproxima, todos os olhos estarão nas dinâmicas que se desenrolam entre os pilotos, as equipas e os fãs.