O ex-piloto de Fórmula 1 Shinji Nakano prevê um percurso difícil para Lewis Hamilton enquanto se prepara para a sua temporada inaugural com a Ferrari. Após observar a forma como Hamilton lidou com a Ferrari SF-25 durante os testes em Barém, Nakano especula que a transição pode revelar-se desafiante para o sete vezes Campeão do Mundo.
A Ferrari SF-25 é dita manter uma característica “ligeiramente picante” da sua antecessora, a SF-24, o que poderá obrigar Hamilton a recalibrar o seu estilo de condução. O comportamento deste carro despertou uma curiosidade generalizada enquanto Hamilton se prepara para a sua tão aguardada estreia com a Ferrari.
Hamilton, que se transferiu para a Ferrari a partir da Mercedes após uma derrota dececionante contra o ex-companheiro de equipa George Russell em 2024, já esgotou as suas quatro saídas de TPC (testes do carro anterior). A sua familiarização inicial com o novo SF-25 ocorreu num dia de filmagens em Fiorano e durante um dia e meio de testes no Barém.
No entanto, com a abertura da temporada de F1 de 2025, o Grande Prémio da Austrália, a aproximar-se, Nakano antecipa que Hamilton precisará de investir mais tempo para se aclimatar ao seu novo veículo Ferrari “ligeiramente picante”. Mesmo para o piloto mais realizado da F1, esta pode revelar-se uma tarefa exigente.
Hamilton, após a sua transferência, tem sido o foco de interesse, observou Nakano, um veterano piloto de F1 pela Prost e Minardi, na sua coluna as-web.jp. Ele elaborou que, apesar de Hamilton ter registado o segundo tempo mais rápido no teste de pré-temporada, o seu desempenho global indicava uma luta com o novo veículo Ferrari.
O SF-25, o mais recente modelo da Ferrari, parece ter mantido alguns dos comportamentos imprevisíveis exibidos pelo carro do ano anterior. Nakano afirmou que, embora a estratégia de testes da Ferrari continue a ser desconhecida, o carro ainda parecia reter a sua picantez. Ele sugeriu que Hamilton poderá enfrentar dificuldades nas fases iniciais de adaptação do seu estilo de condução e de fazer os ajustes necessários ao carro.
O renomado designer de F1 Gary Anderson também partilhou uma avaliação desconcertante do SF-25, particularmente em relação às preferências de Hamilton num veículo de F1. Ele opina que o novo Ferrari não parece ser uma melhoria substancial em relação ao Mercedes W15 do ano passado, que Hamilton achou desafiador.
Na opinião de Anderson, o SF-25 não parece ser um carro amigável para o piloto. Ele observou que Hamilton prefere um carro manejável que lhe permita maximizar as suas habilidades e diminuir o tempo de volta. No entanto, o Ferrari SF-25 não parece ter correspondido a este ideal durante os testes.
Ele mencionou que Hamilton encontrou alguns momentos fora da pista devido ao carro bater no chão com força e saltar. Ele afirmou ainda que, se Hamilton está a cometer erros ou a sair da pista, é um sinal claro de que o carro não está a fornecer o feedback que ele precisa.
Em resumo, Anderson não tem certeza se Hamilton já encontrou um carro mais adequado ao seu estilo de condução do que o veículo problemático que manobrou em 2024. No entanto, expressou otimismo de que Hamilton possa encontrar uma solução através de alguns experimentos de configuração e com a assistência do colega de equipa Charles Leclerc, que tem uma melhor compreensão da sensação do Ferrari.