O chefe da McLaren revela a chocante verdade por detrás da oportunidade perdida de Lando Norris no GP da Bélgica de F1
Num revelação surpreendente, o diretor da equipa McLaren, Andrea Stella, revelou que a estratégia sensacional de paragem dupla nas boxes estava ao alcance de Lando Norris durante o recente Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, mas o jovem piloto decidiu não a seguir, o que acabou por lhe custar a corrida.
Apesar de Norris ter garantido a pole position e liderado o pelotão no início da corrida, a sua decisão de abdicar da paragem dupla nas boxes permitiu ao seu colega de equipa, Oscar Piastri, assumir a liderança em condições meteorológicas mistas em Spa-Francorchamps. A manobra estratégica de Piastri de mudar para pneus slick mais cedo revelou-se decisiva, solidificando a sua posição à frente do pelotão.
Stella, ao dirigir-se à imprensa, confirmou que a opção de uma paragem dupla nas boxes estava em cima da mesa para Norris, mas o piloto optou por desviar-se do plano, escolhendo uma estratégia de pneus diferente. Esta desvio acabou por levar Norris a ficar para trás de Piastri após uma paragem mais lenta nas boxes, apesar de estar com pneus mais duráveis.
A oportunidade perdida por Norris de capitalizar na paragem dupla nas boxes deixou fãs e especialistas em estado de incredulidade, com Stella a destacar que a equipa não impôs uma estratégia específica aos pilotos. Norris teve a liberdade de escolher a sua estratégia de pneus, e embora a equipa tivesse inicialmente discutido o uso de pneus Médios, Norris optou pelo composto Duro com base nas condições da pista.
À medida que a poeira assenta sobre o Grande Prémio da Bélgica, surgem questões sobre a tomada de decisões de Norris e se uma paragem dupla nos boxes poderia ter alterado o resultado da corrida. Com as tensões a aumentar dentro do grupo da McLaren, as consequências deste erro estratégico certamente terão repercussões duradouras na dinâmica da equipa e nas aspirações de campeonato de Norris.
À medida que a Fórmula 1 se prepara para a próxima corrida, todos os olhos estarão em Norris e na McLaren para ver se conseguem recuperar desta oportunidade perdida e reivindicar a sua dominância na pista. Fique atento a mais atualizações à medida que o drama se desenrola no mundo do desporto motorizado.