George Russell alcançou este domingo a vitória no GP da Áustria de Fórmula 1 – a primeira que conseguiu desde o GP de São Paulo de 2022, há mais de ano e meio. No entanto, o desfecho poderia ter sido bem mais amargo para o homem da Mercedes.
Quando estava em terceiro, o britânico beneficiou da colisão entre Max Verstappen (Red Bull) e Lando Norris (McLaren/Mercedes) na volta 64 para se colocar na liderança. Nessa altura, o diretor-executivo e chefe de equipa da Mercedes, Toto Wolff, recorreu ao «team radio» para incentivar o piloto no calor do momento: ‘Podes ganhar isto’, disse.
O problema é que a mensagem surgiu numa altura e local inconveniente, em curva, com Russell a responder apenas: ‘Deixa-o pilotar’. Após a corrida, afirmou citado pelo Motorsport.com: ‘De repente tive o Toto a gritar-me ao ouvido, «Podes ganhar isto». Quase tive um acidente quando ele me gritou nos meus ouvidos, foi assim tão alto, mas penso que só mostra a paixão que todos partilhamos’.
Wolff reconheceu o erro à Sky Deutschland: ‘Foi uma das coisas mais estúpidas que já fiz, tenho de o dizer. Não vi onde ele estava, de todo. Só vi que os dois bateram um no outro. Foi a primeira vez que me aconteceu em 12 anos. Ele está totalmente nos travões a 320km/h e digo-lhe que os dois colidiram. Tenho de pensar sobre isto primeiro’.