A Ferrari entra no Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2024 com uma oportunidade de lutar pelo Campeonato de Construtores, após uma performance resiliente no Qatar. O segundo lugar de Charles Leclerc, combinado com o sexto lugar de Carlos Sainz, apesar de um furo, manteve a Scuderia a apenas 21 pontos da McLaren. A disputa pelo título irá até ao fim.
O Fim de Semana Montanha-Russa da Ferrari no Qatar
O Circuito Internacional de Lusail, com o seu traçado de alta velocidade, não era esperado que se adequasse ao SF-24 da Ferrari, um carro mais apto a curvas de baixa velocidade. Mas a sorte, a estratégia e a desgraça da McLaren combinaram-se para inverter a sorte da Ferrari.
Charles Leclerc, a partir do quinto lugar, fez uma corrida impecável para garantir o segundo lugar atrás de Max Verstappen. Entretanto, a corrida de Sainz foi prejudicada por um furo causado por detritos do espelho retrovisor solto de Alex Albon. Apesar destes contratempos, a Ferrari superou a McLaren, com a equipa de Woking a ser penalizada com uma paragem de 10 segundos por Lando Norris, que ignorou as bandeiras amarelas.
Leclerc: “Trazer o Título de Volta a Maranello Seria Incrível”
Leclerc expressou otimismo sobre a performance da Ferrari no Qatar, destacando que a equipa superou as expectativas num circuito que não favorecia o seu carro.
“Esperávamos que este fosse um fim de semana difícil para nós, por isso estou contente com o desempenho da corrida hoje, tendo recuperado alguns pontos em relação à McLaren,” disse Leclerc. “Tivemos alguma sorte do meu lado e um pouco menos do lado do Carlos com o furo. Poderíamos ter terminado em segundo e terceiro se não fosse isso, o que é uma pena para a equipa.”
Apesar dos desafios, Leclerc mantém o foco total no objetivo de garantir o primeiro Campeonato de Construtores da Ferrari desde 2008.
“Conduzir para uma equipa tão icónica como a Ferrari, seria incrível para nós terminar a temporada trazendo o título de construtores de volta a Maranello. Não será fácil marcar os pontos que precisamos para ganhar o título num único fim de semana, mas tudo ainda é possível.”
Sainz: “O Furo Custou-nos Pontos Cruciais”
Sainz, que estava a correr fortemente antes do furo, estava frustrado com o momento e as consequências do incidente.
“Estávamos numa posição forte, mas infelizmente, tive um furo e tive de completar uma volta inteira com um pneu furado,” explicou. “O Safety Car entrou logo após eu ter feito a paragem, o que nos custou ainda mais tempo e posições cruciais.”
Apesar do revés, Sainz encontrou consolo no facto de a Ferrari ainda ter conseguido recuperar terreno em relação à McLaren na corrida pelo título.
“Juntamente com o pódio do Charles, conseguimos pontos importantes. Vamos lutar até à última volta da corrida de Abu Dhabi pelo campeonato.”
Fred Vasseur: “Tudo Ainda É Possível”
O diretor da equipa Ferrari, Fred Vasseur, ficou satisfeito com a execução e estratégia da equipa no Qatar, destacando a sua capacidade de maximizar resultados numa corrida caótica.
“A coisa mais importante hoje é que conseguimos mais pontos do que a McLaren,” disse Vasseur. “Agora estamos a 21 pontos de distância, com uma corrida por fazer, o que significa que tudo é possível.”
Vasseur também reconheceu os arrependimentos da equipa, particularmente o furo de Sainz, que ele sentiu ter custado à Ferrari um potencial pódio duplo.
“O furo do Carlos aconteceu no pior lugar possível, pois ele teve de fazer uma volta completa antes de entrar nas boxes, e isso custou-nos uma ou duas posições,” lamentou.
Abu Dhabi Aguarda: Um Confronto Final
Com a McLaren a liderar a Ferrari por 21 pontos, a corrida final na Yas Marina Circuit de Abu Dhabi promete muito drama. Ambas as equipas trarão o seu melhor jogo enquanto lutam pelo seu lugar nos livros da história.
Leclerc e Sainz estão determinados a dar à Ferrari uma oportunidade de glória, enquanto Vasseur continua otimista quanto às suas hipóteses.
“Vamos dar tudo até à bandeira quadriculada final,” prometeu Vasseur. “Com o Max [Verstappen] e a Mercedes a um bom ritmo, nunca se sabe o que pode acontecer na luta pelo campeonato.”