Fundada em novembro de 2014, a Nio acaba de comemorar um marco histórico: a 6 de fevereiro último, efetuou a troca rápida de baterias número 100 milhões, 2819 dias depois de ter arrancado com esta operação. Recorde-se que o fabricante chinês de automóveis elétricos abriu o seu primeiro centro de troca de baterias em maio de 2018, em Shenzhen, no seu país natal, e, desde então, investiu muito na expansão da infraestrutura, apesar de existirem, ainda, dúvidas sobre as mais-valias da substituição rápida de bateria descarregada por uma bateria carregada.
De acordo com a Nio, os proprietários dos automóveis elétricos equipados com esta solução de troca de baterias consumiram, já, cerca de 5,3 mil milhões de kWh de eletricidade com as baterias instaladas na rede própria de estações de troca. Desta forma, pouparam-se cerca 83 milhões de horas (88 horas por utilizador, em média) em operações de
carregamento convencionais.
Atualmente, na China, a Nio dispõe de 3729 centros de trocas rápidas de baterias, 1020 dos quais operacionais na rede nacional de autoestradas. A marca também opera 4900 pontos de carregamento no mercado doméstico, o que significa 28 035 postos de carga. No plano para 2026 está a construção de mais 1000 centros de troca de baterias.









