Acaba de ser apresentada a terceira geração do Pirelli Scorpion, pneu para SUV que conta com a certificação independente da TÜV, organização alemã com competências reconhecidas, igualmente, nas áreas das inspeções técnicas e dos testes de segurança. Desenvolvido em colaboração com os principais fabricantes de automóveis premium, habitualmente mais exigentes do que os ditos “generalistas”, combina uma performance e um conforto excecionais com longevidade acima da média, e, sobretudo, com um comportamento tão capaz em piso seco, como em molhado.
Introduzida, originalmente, em 1986, no Lamborghini LM002, assim apresentando a orientação do pneu para todos os automóveis que combinassem performances formidáveis com aptidões para o todo-o-terreno, a gama Scorpion manteve-se em evolução permanente, razão por detrás do facto de dispor de propostas tanto para automóveis com o formato da moda do momento (SUV), como para bicicletas (off-road) e motos (enduro e motocrosse). A nova geração, a terceira em trinta anos, distingue-se pelo desempenho excecional em piso seco e molhado (confirma-o a TÜV, quer com essa certificação, quer com a atribuição do selo Premkum Quality Mark).

Nos testes comparativos realizados pelos técnicos da entidade alemã, o novo Scorpion garantiu a primeira posição na travagem em piso seco e na manobrabilidade em piso molhado, e também conseguiu posicionar-se no topo da classificação na travagem em piso molhado e, ainda, no comportamento durante a aquaplanagem em linha reta. Na prática, estes resultados traduzem-se na classe A em aderência em piso molhado, no rótulo de pneus da União Europeia (UE), e nas classes A e B no conforto acústico e na quilometragem, respetivamente. Finalmente, no campo da resistência ao rolamento, classe B. De acordo com a Pirelli, este pneu mantém desempenhos consistentes no intervalo de temperaturas típico do verão, tanto em seco, como em molhado.
Um produto direcionado para SUVs requer, obrigatoriamente, desenvolvimentos específicos, devido à necessidade de satisfazer as características diferenciadas de automóveis mais pesados e com centros de gravidade mais elevados. Entre as melhorias introduzidas no Pirelli Scorpion, o novo composto da banda de rolamento, o que assegura um desempenho estável em diferentes condições, mais aderência em piso molhado, e maior longevidade. A estrutura de reforço e o composto atualizado garantem que o desgaste é bem mais uniforme, e o perfil e o desenho da banda de rolamento, com nova geometria de sulcos, otimizam quer o conforto acústico, quer a manobrabilidade.
Na conceção do Scorpion, a Pirelli recorreu a novos métodos de desenvolvimento virtual. Durante este processo, foram analisadas mais de duas dezenas de variantes tecnológicas (diferentes compostos e desenhos da banda de rolamento), o que permitiu identificar a melhor combinação para aumentar a quilometragem. E, recorrendo a simuladores, a equipa que trabalhou no programa também foi capaz de otimizar a manobrabilidade, a performance em piso seco, e o prazer de condução. A terceira geração do pneu do fabricante italiano tem carcaça reforçada, blocos centrais da banda de rolamento mais largos, e perfil otimizado (promove a distribuição uniforme da pressão e reduz a deformação na zona dos ombros). E a Pirelli, para o novo Scorpion (que também integra a tecnologia Elect, capaz de aumentar em até 10% a autonomia dos automóveis com motorizações elétricas e híbridas plug-in equipados com este pneu), disponibiliza 16 medidas, para jantes de 18’’ a 22’’.









