Durante a apresentação da sua mais recente criação, a Volvo deu, também, a conhecer o EX60 Cross Country. Trata-se da versão mais orientada para a condução fora de estrada do seu novo SUV de propulsão exclusivamente elétrica, surgirá no mercado apenas durante o próximo ano (em Portugal, estará disponível para encomenda a partir do segundo trimestre deste ano), e dá seguimento a uma fórmula estreada pela marca sueca, hoje propriedade do consórcio chinês Geely, na carrinha V70, em 1997.
Ou seja, com o EX60 Cross Country, a Volvo mantém a aposta em derivações mais aventureiras de alguns dos seus modelos, com um visual mais robusto, e uma postura mais “aventureira”. No caso em apreço, partilhando com o EX60 “convencional” a esmagadora maioria dos recursos técnicos e tecnológicos – nomeadamente a plataforma SPA3, a arquitetura elétrica de 800 V, o sistema central HuginCore (analisa e gere todas as funções de bordo e de segurança), e o assistente digital Gemini da Google (que interage de forma natural com o condutor, e tem capacidade de aprendizagem, graças à inteligência artificial).






No entanto, por fora, o EX60 Cross Country conta com alguns detalhes diferenciados e diferenciadores, como as proteções inferiores da carroçaria, à frente e atrás, com elementos em aço inoxidável escovado; ou as proteções laterais dos guarda-lamas, que também são mais volumosos, ainda que só ligeiramente. Existem, ainda, a inscrição Cross Country nos para-choques, as jantes exclusivas, e uma nova cor exterior (denominada Frost Green, e inspirada na natureza escandinava).
Entre os atributos do EX60 Cross Country encontra, ainda, a altura ao solo 20 mm mais elevada, o que melhora tanto as capacidades para uma utilização no fora de estrada, como a visibilidade do condutor. Mas, graças à suspensão pneumática, pode ganhar mais 20 mm de altura ao solo, ou aproximar-se mais do asfalto, o que melhora o comportamento dinâmico em etsrada a velocidades mais elevadas, e otimiza o desempenho aerodinâmico, logo, a eficiência e a autonomia.






Segundo a Volvo, o EX60 Cross Country será proposto apenas com sistema de tração integral (AWD). E, assim, no arranque da comercialização, versões P10 AWD Electric com 510 cv e 710 Nm, e bateria com 95 kWh de capacidade nominal (91 kWh utilizáveis), e P12 AWD Electric com 680 cv e 790 Nm de binário, e bateria com 117 kWh de capacidade nominal (112 kWh utilizáveis).








