O 72º carro de Fórmula 1 da Scuderia Ferrari HP é o primeiro projetado sob os novos regulamentos
Maranello, 23 de janeiro de 2026 – A Scuderia Ferrari HP lançou hoje o SF-26, o carro com o qual irá competir no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2026, que começa a 8 de março na Austrália. É o 72º carro de Fórmula 1 diferente construído pela equipa com sede em Maranello. Este ano vê a introdução de novos regulamentos técnicos e desportivos, uma verdadeira revolução na categoria principal do automobilismo. Os principais tópicos de discussão são carros mais leves, uma reconsideração fundamental dos conceitos aerodinâmicos e uma nova geração de unidades de potência. O lançamento teve lugar hoje no Circuito de Fiorano.
Uma nova era. O SF-26 foi projetado para atender aos regulamentos totalmente novos, levando a uma reconsideração completa da arquitetura do carro. O chassis abandona a aerodinâmica de efeito de solo em favor de uma abordagem diferente, com linhas mais limpas e uma filosofia geral focada na redução de peso e na melhoria da eficiência, de acordo com os objetivos estabelecidos pela Fórmula 1 para estes regulamentos. A unidade de potência também representa um grande avanço: uma nova geração híbrida, eliminando o MGU-H e aumentando o MGU-K para 350 kW, aumentando ainda mais a contribuição do sistema elétrico. Isso exigiu uma abordagem de design completamente nova e uma integração estreita entre o chassis e a unidade de potência.
Design, cor e identidade. Em conformidade com as novas regulamentações, o SF-26 apresenta linhas mais limpas e aerodinâmicas, com proporções que transmitem uma maior sensação de leveza e agilidade. Desde as fases mais iniciais, os designers focaram na simplicidade funcional, criando um conceito robusto e flexível, pronto para ser desenvolvido ao longo da temporada à medida que mais dados são adquiridos na pista. A decoração da temporada conecta o passado e o presente da Ferrari, enquanto a equipa avança para uma nova era técnica. Serve como o principal elemento visual de continuidade, ao mesmo tempo que introduz atualizações significativas em comparação com a recente história da Scuderia Ferrari HP. Uma das características mais distintivas é o regresso à pintura brilhante, após sete temporadas de acabamento mate. A cor Rosso Scuderia de 2026 é mais brilhante e intensa, com um aspeto ousado e marcante inspirado na decoração especial vista em Monza em 2025. A cor também mantém a continuidade com o vermelho utilizado à volta do milénio, reafirmando os valores fundamentais da Ferrari: paixão, coragem e identidade. Juntamente com o vermelho, o branco, historicamente utilizado de forma moderada mas distintiva, assume um novo papel. Posicionado à volta da área do cockpit e na cobertura do motor, cria um forte contraste visual equilibrado, tornando o carro instantaneamente reconhecível. Juntos, o vermelho e o branco definem um equilíbrio que vai além da cor: um diálogo entre raízes estabelecidas e uma visão orientada para o futuro, na qual a identidade histórica da Scuderia Ferrari HP continua a evoluir para enfrentar novos desafios técnicos e desportivos.
Kit de pilotos. Os fatos de corrida de 2026 refletem também a identidade visual deste novo capítulo. O vermelho continua, claro, a ser a cor dominante e o símbolo inconfundível da Scuderia, enquanto o branco desempenha um papel distinto, deliberadamente ligado ao passado da equipa: aparece nos ombros e envolve o colarinho. Este equilíbrio de cores sublinha a mistura de tradição e inovação da Ferrari, e acompanhará os pilotos da Ferrari ao redor do mundo ao longo da temporada.
Perspectivas para a temporada de 2026. Com os testes a começarem na próxima semana, seguidos por duas sessões no Bahrein, o foco agora muda da fase de design para a compreensão do carro na pista. Num contexto técnico completamente novo para todos, a abordagem da Ferrari permanecerá a mesma de sempre: trabalho metódico, atenção ao detalhe e análise de dados minuciosa, com o objetivo de fazer progressos controlados e sólidos.
Fred Vasseur, Diretor da Equipa
“O SF-26 marca o início de uma nova era tanto para a Fórmula 1 como para a Ferrari, com novas regulamentações introduzidas no mesmo ano para o chassis e a unidade de potência, assim como novos combustíveis e novos tamanhos de pneus. Este carro é o resultado de um tremendo esforço de equipa e representa o início de uma jornada completamente nova, construída à volta de um conjunto diferente de regras que inevitavelmente traz uma série de incógnitas. A equipa está alinhada e mais unida do que nunca enquanto olhamos para a próxima temporada. A partir da próxima semana em Barcelona, começaremos o processo de compreensão e validação do carro. Nesta fase inicial, a prioridade será aprender o máximo possível e começar a construir bases sólidas antes da corrida de abertura.“
Loïc Serra, Director Técnico do Chassis
“Desenvolver o SF-26 exigiu que nos adaptássemos a um quadro regulamentar completamente novo. Dedicámos um tempo significativo à fase de conceito para capturar o máximo possível do novo contexto regulamentar e técnico. Também tivemos de garantir que a arquitetura do carro nos permitiria flexibilidade suficiente para o desenvolvimento durante a época. Neste ambiente, a eficiência e a integração de características como a aerodinâmica ativa são cruciais. O SF-26 representa um grande esforço colaborativo de toda a equipa na fábrica, e estamos ansiosos por começar a temporada.“
Enrico Gualtieri, Director Técnico da Unidade de Potência
“Com as regulamentações de 2026, a unidade de potência torna-se uma parte mais integral do que nunca no conceito geral do carro. O papel significativamente aumentado do componente elétrico, a introdução de combustíveis 99% sustentáveis e a remoção do MGU-H representam uma mudança clara de filosofia, em vez de uma simples evolução em comparação com a era de 2014 a 2025. Isto obrigou-nos a repensar a arquitetura da unidade de potência desde o início, focando na eficiência, integração e gestão de energia, sempre em estreita colaboração com os nossos colegas do departamento de chassis. É um desafio técnico complexo, que abordámos com grande respeito e disciplina, com o objetivo de otimizar todo o sistema do carro à medida que a temporada avança.“
Charles Leclerc #16
“As regulamentações de 2026 exigem um nível de preparação ainda mais elevado, particularmente para nós, pilotos. Existem muitos novos sistemas para entender e otimizar, razão pela qual temos estado fortemente envolvidos desde as primeiras fases do desenvolvimento do projeto. Durante o meu tempo na Scuderia Ferrari HP, já vivemos juntos grandes mudanças regulamentares, por isso sabemos quão complexo pode ser este desafio, mas estamos a trabalhar com muita motivação para chegarmos à pista o mais bem preparados possível. A gestão de energia e a unidade de potência estarão entre os aspectos mais significativos – um desafio fascinante que exigirá que nós, pilotos, nos adaptemos rapidamente, confiando mais no instinto para começar, e depois cada vez mais em dados precisos. O apoio dos fãs será especialmente importante esta temporada: é o que torna a Ferrari tão única e nos impulsiona a dar o nosso melhor.“
Lewis Hamilton #44
“A temporada de 2026 representa um enorme desafio para todos, provavelmente a maior mudança regulamentar que já experimentei na minha carreira. Quando uma nova era começa, tudo gira em torno do desenvolvimento, do crescimento como equipa e de avançar na mesma direção. Como piloto, estar envolvido desde o início no desenvolvimento de um carro tão diferente tem sido um desafio particularmente fascinante, trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros para ajudar a definir uma direção clara para o mesmo. Será um ano extremamente importante do ponto de vista técnico, com o piloto a desempenhar um papel central na gestão de energia, compreendendo os novos sistemas e contribuindo para o desenvolvimento do carro. É um desafio que enfrentamos juntos como equipa, apoiados pela extraordinária paixão dos tifosi da Ferrari, que significa tanto para todos nós.“








