A Leapmotor prepara o lançamento de mais dois novos modelos: o SUV utilitário B03X, destinado a um segmento muito importante do mercado europeu, e a berlina compacta de cinco portas B05. Mais um momento de grande relevo para a marca chinesa que opera na órbita da Stellantis, por significar uma reafirmação do seu compromisso para com a Europa.
O B03X é o primeiro Leapmotor desenvolvido com base numa nova plataforma global, projetada para responder aos padrões internacionais, e a partir dos pontos fortes do SUV compacto B10. Mede 4,270 m de comprimento e 2,605 m entre eixos, e tem um design não muito diferente do conhecido do B10 e do C10. Neste elétrico, com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), solução proclamada como mais acessível e sustentável, fica a promessa de uma autonomia de 350 km-400 km, no ciclo combinado WLTP (500 km no ciclo de homologação chinês CLTC).



Já o B05, à venda no mercado europeu apenas durante a segunda metade do ano, concorrerá na classe dos familiares compactos, categoria de referência na Europa. Trata-se de um hatchback de 5 portas, o que representa uma oportunidade, devido ao número limitado de concorrentes, uma vez que as marcas, na corrida à eletrificação, privilegiam o formato SUV. Entre os destaques deste modelo, portas sem molduras, faróis integrados na carroçaria ao estilo “lâmina”, farolins unidos por uma barra luminosa, e jantes de 19’’.
O B05 recorre ao conceito “Cell-to-Chassis”, que permite maior aproveitamento do espaço a bordo, e aumenta a rigidez estrutural, dado que a bateria faz parte integrante da estrutura, com a marca a prometer um interior amplo e bem iluminado, graças ao tejadilho panorâmico de grandes dimensões. Outros destaques são os bancos dianteiros aquecidos em pele sintética, a saídas de ventilazação ovais, a iluminação ambiente, e o carregador por indução para smartphones. O sistema de infoentretenimento é comandado através de um ecrã tácil de 14,6’’, e sistema de som inclui doze altifalantes.
Tecnicamente, de acordo com Leapmotor, o B05 terá tração traseira, distribuição de peso 50/50 entre os eixos, e bateria ProMax com 67,1 kWh de capacidade (até 460 km de autonomia WLTP), capaz de aceita carregamento rápido com potência superior a 170 kW. Os 0-100 km/h cumprem-se em 6,7 segundo, garantido, ainda, a marcha chinesa a conectividade com inteligência artificial (sistema Leap OS 4.0 Plus), assim como uma segurança de alto nível, com 17 sistema de assistência à condução.












