A Salvador Caetano Auto anunciou a compra do grupo automóvel Cedar, operador de referência nos ramos da distribuição e do retalho na República da Irlanda. Um passo que permite que aquele país passe a fazer parte do mapa de atividades e operações de uma empresa que continua a expandir-se internacionalmente, estando já presente em quase cinco dezenas de mercados de três continentes (Europa, África e América do Norte).
Em 2025, na República da Irlanda, o Grupo Cedar, que conta com mais de 600 colaboradores, vendeu cerca de 28 000 viaturas, e realizou um volume de negócios próximo dos 1000 milhões de euros. Representante exclusiva das marcas Renault, Dacia, Alpine e Nissan, também tem uma rede própria de concessionários que trabalha outras marcas, nomeadamente Citroën, Mazda, Peugeot, Opel e Suzuki. Como complemento, o sector dos usados desempenha, também, um papel estratégico no seu leque de atividades, através de uma marca específica (Windsor).
“Anunciamos a nossa entrada no mercado irlandês com grande satisfação. Esta aquisição representa mais um passo importante na nossa estratégia de expansão internacional”, afirmou Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo e CEO da Distribuição Automóvel Global da Salvador Caetano Auto. “O Grupo Cedar está alinhado com o nosso modelo de negócio, detém direitos de distribuição sólidos das marcas Nissan, Renault, Dacia e Alpine, opera um negócio de referência na área do retalho automóvel, com nove concessionários, tem uma equipa de gestão muito ambiciosa, e a Irlanda é um país dinâmico e em crescimento. Para este mercado, trazemos a nossa experiência acumulada de 80 anos de experiência, excelência e inovação, e assumimo-nos como uma empresa líder no setor automóvel deste país”, acrescentou.
Não foram ainda divulgados os valores envolvidos nesta aquisição, mas conhecem-se os do mercado irlandês – em 2025, comparativamente a 2024, crescimento de 3% nas vendas de automóveis novos, para 124 954 unidades, com os vendas de elétricos a aumentarem 35%, para 23 601 viaturas, o que representa uma quota de 18,9%. A Salvador Caetano Auto, que emprega, atualmente, mais de 8900 colaboradores, registou, no ano passado, um volume de negócios na ordem dos 5000 milhões de euros.








