Mais um novo modelo da Kia: produzido em Zilina, na Eslováquia, será o representante da marca sul-coreana no segundo segmento mais importante, em termos de vendas, naEuropa, e, também, a mais acessível das suas propostas 100% elétricas, dispondo de duas opções de bateria, e de uma autonomia de até 448 km. Após o lançamento dos bem-sucedidos EV6, EV9, EV3 e EV4, a casa de Seul revelou o EV2, com que pretende atacar o segmento B-SUV, e participar, de forma ainda mais ativa, na democratização da eletrificação no Velho Continente, como o confirmam as palavras de Soohang Chang, Presidente e Diretor Executivo da Kia Europe: “Representa um passo significativo para tornarmos a mobilidade elétrica acessível a um público mais vasto”.
No plano estilístico, destacam-se, no EV2, elementos como a dianteira muito horizontal e curta, com assinatura luminosa diurna inspirada nas constelações estelares (“Star Map Signature Light”); os grupos óticos traseiros em posição mais baixa; as volumosas proteções inferiores da carroçaria; a elevada linha de cintura; e a superfície vidrada lateral a terminar em formato de viseira. Seão propostas jantes de 16”, 17” e 19’’, dependendo dos níveis de equipamento, e várias opções de cores, entre metalizadas, pérola e mate. Para beneficiar a aerodinâmica, os puxadores das portas são escamoteáveis – garantindo a versão GT-Line uma imagem mais desportiva ao pequeno SUV elétrico, graças a acabamentos em preto brilhante à frente e atrás, ou às jantes de maiores dimensões.





Assente na plataforma Grupo Hyundai especificamente desenvolvida para automóveis totalmente elétricos, o EV2 promete combinar dimensões exteriores compactas (4060 mm de comprimento) com um interior espaçoso e versátil. Embora tenha apenas 2565 mm entre eixos, propõe duas configurações para o habitáculo (cinco lugares, ou quatro bancos independentes, com assentos reguláveis longitudinalmente e encostos reclináveis). Recuando-se o(s) banco(s) traseiro(s), aumenta-se o espaço para as pernas de 885 mm para 958 mm, sendo a capacidade da mala de 403 litros (a que se juntam os 15 litros do frunk existente sob o capot).
Segundo a Kia, o EV2 foi concebido sob o princípio de um “cesto de piquenique”, misturando “lógica e emoção” com revestimentos têxteis abundantes e sustentáveis, iluminação ambiente, e um design intuitivo. A consola entre os bancos dianteiros inclui uma base de carregamento por indução para smartphones e uma área de arrumação.
Já o painel de bordo integra três ecrãs, estando o da instrumentação, e o que comanda o sistema de infoentretenimento, ambos com 12,3’’, separados pelo da climatização, com 5,3’’. Sublinhando a postura de modelo mais acessível da oferta elétrica da Kia, o EV2, em algumas versões, recorrerá a um sistema de infoentretenimento menos dispendioso, mas com o mesmo número de ecrãs, sem redução no número de funções essenciais, e igualmente passível se receber atualizações remotas. Ao que se somam a chave digital com tecnologia NFC, o sistema de som Harman Kardon com oito altifalantes, e o extenso pacote de sistemas avançados de assistência à condução.





Assente numa arquitetura elétrica de 400 V, o EV2 recorre a um motor de 147 cv, o qual pode ser alimentado por uma de duas baterias: com 42,2 kWh de capacidade (versão Standard), que lhe permite anunciar 317 km de autonomia, ou com 61 kWh de capacidade (Long Range), para uma autonomia de 448 km. O carregamento em corrente alternada pode ser efetuado até 11 kW (em opção, e uma estreia no segmento, o carregador embarcado de 22 kW, cuja disponibilidade no mercado português está ainda a ser ponderada, e, a concretizar-se, apenas para a variante Long Range); em postos de carregamento rápido, será possível recuperar de 10-80% da carga recuperada em 29 minutos no EV2 Standard, e em 30 minutos no EV2 Long Range (não tendo, ainda, a Kia revelado as respetivas potências máximas de carregamento).
O sistema de navegação inclui funcionalidades como o planeamento de rotas ligado ao Kia Charge, a função Plug & Charge para carregamento sem cartões ou aplicações, e carregamentos bidirecionais V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid), para alimentação de dispositivos elétricos externos, e devolução de energia à rede. O EV2 Standard começará a ser produzido em fevereiro, e os EV2 Long Range e EV2 GT-Line somente a partir de junho. O primeiro chegará ao mercado nacional em abril, e o segundo e o terceiro apenas no decorrer do segundo semestre de 2026, não tendo sido anunciados quaisquer preços para nenhum deles.











