Acabam de ser divulgadas pela Capricorn, empresa alemã especializada na competição, as primeiras imagens de um novo hiperdesportivo. Batizado como 01 Zagato, e tal como o seu nome indica, foi desenhado pelo prestigiado estúdio de design italiano com o mesmo nome, apelando aos adeptos da exclusividade, e do prazer de condução “analógico”, por dispensar qualquer tipo de eletrificação no que à cadeia cinemática diz respeito. Terá produção limitada a não mais do que 19 exemplares, cada qual custando um pouco de três milhões de euros… antes de impostos!
Fabricada em fibra de carbono, a carroçaria exibe linhas primorosas, capazes, segundo o responsável máximo pelo design da Zagato, Norihiko Harada, de “resistir ao teste do tempo”. Ao mesmo tempo, também contribuem, em conjunto com o fundo plano, para garantir uma apurada aerodinâmica, e geral uma apreciável downforce sem recurso a apêndices excessivamente impositivos em termos estilísticos, como seja um defletor traseiro de dimensões generosas. Segundo Robertino Wild, diretor da Capricorn “O nosso objetivo era conseguir uma distribuição constante e previsível da força descendente, para garantirmos a estabilidade, e não uma força descendente ultraelevada, e com uma janela de operação estreita, que tornaria o 01 Zagato instável e difícil de conduzir”.

Já o interior bebeu inspiração em carros de competição históricos, destacando-se o posicionamento central do conta-rotações de grandes dimensões (graduado até às 10 000 rpm); assim como os pedais e a alavanca de comando da caixa reguláveis, para que a posição de condução esteja próxima da perfeição. O acesso ao habitáculo faz-se através de portas do tipo asa de gaivota, não existindo a bordo espaço para monitores digitais de grandes dimensões no painel de bordo, que conta apenas com um pequeno ecrã onde são exibidas as imagens captadas pela câmara traseira, em substituição do tradicional retrovisor interior.


Quanto ao chassis, também é fabricado em fribra de carbono, e foi desenvolvido à semelhança do dos LMP1 que antecederam os atuais Hypercar no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), o que permite ao 01 Zagato anunciar um peso de somente 1200 kg. Já o motor 5.2-V8 de origem Ford, modificado pela Capricorn, disponibilizará qualquer coisa como 900 cv de potência e 1000 Nm de binário máximo (valores provisórios, estando os definitivos ainda pendentes do processo de homologação), transmitidos exclusivamente às rodas traseiras através de outro dos atributos fulcrais deste hiperdesportivo: a caixa manual de cinco velocidades, do tipo “dog-leg”.
Capaz de cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,0 segundos, e de alcançar uma velocidade máxima de 360 km/h, o 01 Zagato monta um sistema de travagem Brembo com discos carbono-cerâmicos, pinças de seis pistões, e um ABS desenvolvido propositadamente para a nova criação da Capricorn. O mesmo acontece com a assistência elétrica da direção, que é automaticamente desativada a ritmo mais intensos, para incrementar a respetiva comunicação com o condutor.

