A propósito da recente atualização recebida pelo popular SUV compacto da marca desportiva espanhola, acaba de ser anunciada uma nova edição, limitada a 4000 exemplares para todo o mundo (e, pela primeira vez, disponível, também com volante à direita), da sua emblemática versão de topo: o Cupra Formentor VZ5. Com início de produção (em Barcelona, onde também foi desenvolvido) agendado para o primeiro trimestre de 2026, combina altas prestações, tecnologia de ponta, e um visual aprimorado e de acordo com a sua vocação.
O elemento fulcral do mais aguerrido dos Formentor continua a ser o motor 2.5 TSI sobrealimentado, de cinco cilindros em linha, com a sua muito característica e estimulante sonoridade, e capaz de disponibilizar 390 cv (287 kW) de potência, e um binário máximo de 480 Nm. Afinado para proporcionar uma experiência de condução ainda mais emocionante, tem acoplada uma caixa de velocidade pilotada DSG, de dupla embraiagem e sete relações, que transmite a potência às rodas através de um sistema de tração integral, com tecnologia de repartição de binário, incluindo o controlo de binário lateral, para uma distribuição da potência precisa por todas as rodas, e uma maior estabilidade em curva.
Visualmente, e no exterior, as novidades são o para-choques dianteiro distinto, o splitter frontal com o logótipo VZ5 gravado, as cavas de rodas mais largas, e os novos para-choques e difusor traseiros – não esquecendo as ponteiras de escape diagonais em cobre. Também exclusivas são as jantes de 20” em tom de cobre, com o seu design característico do VZ5; o lettering Cupra em bronze escuro; e uma paleta de cores, metalizadas ou mate, que inclui as opções Preto Midnight, Dark Void, Cinzento Magnetic Tech Mate, Bronze Century Mate e Cinzento Enceladus Mate.
