Oscar Piastri provoca uma frenesi viral com uma hilariante gafe de rádio no GP de Singapura!
Num momento que fez os fãs da Fórmula 1 dobrarem-se de riso, Oscar Piastri enviou uma mensagem atrevida pelo rádio durante a sessão de treinos de sexta-feira para o Grande Prémio de Singapura, que rapidamente se tornou viral. O piloto australiano da McLaren tentava comunicar um problema técnico com um controlo do cockpit quando, inadvertidamente, criou uma sensação nas redes sociais.
No meio da segunda sessão de treinos (FP2) no ilustre Circuito de Marina Bay, a voz de Piastri soou pelo rádio da equipa, revelando uma situação bastante divertida. “Antes que me esqueça, o botão do sistema de arrefecimento é bastante difícil de girar,” começou ele, apenas para seguir com uma tirada inesquecível: “Ia dizer que o botão é bastante rígido, mas não pensei que isso seria apropriado para a televisão.”
O seu engenheiro de corrida, Tom Stallard, respondeu com um humor seco, garantindo a Piastri: “Tenho a certeza de que eles não vão ter apanhado isso.” Mal sabiam eles que esta troca leve iria desencadear uma tempestade de memes e reações nas plataformas sociais em poucos minutos.
Enquanto a McLaren executava a sua estratégia sob as deslumbrantes luzes de Singapura, o comentário humorístico de Piastri foi um contraste refrescante com a intensa atmosfera da pista. O Grande Prémio de Singapura tem sido rotulado como um “perigo de calor,” obrigando os pilotos a lidar com as condições desafiantes. Muitos optaram por coletes de arrefecimento—dispositivos sobre os quais alguns pilotos expressaram ceticismo em termos de fiabilidade. As regulamentações da FIA estipulam que, se um piloto optar por não usar estes coletes de arrefecimento, deve compensar a diferença de peso com um adicional de 0,5 kg de lastro no cockpit.
Esta regulamentação peculiar sublinha os extremos que os pilotos devem navegar na incessante busca por desempenho. O Artigo 26.19 do Regulamento Desportivo da FIA F1 confirma que “qualquer piloto pode optar por não usar quaisquer itens de equipamento pessoal que façam parte do Sistema de Arrefecimento do Piloto.” No entanto, o calor continua a ser um adversário formidable enquanto os concorrentes se preparam para a corrida extenuante que se avizinha.
Apesar do contratempo humorístico, Piastri saiu da prática de sexta-feira sentindo-se otimista em relação ao seu desempenho. “Acho que encontrei o meu ritmo com os pneus médios no final, e depois, os macios sentiram-se bem. Obviamente, não houve muita corrida representativa, mas o carro esteve numa boa posição. Sinto que aprendi muito ao longo do dia, e esse é o objetivo da prática. Portanto, foi um bom dia,” afirmou confiantemente.
À medida que a antecipação cresce para o Grande Prémio de Singapura, uma coisa é certa: o momento atrevido de rádio de Oscar Piastri será lembrado muito tempo depois de os motores rugirem. Este deslize humorístico tornará-se um momento definidor do fim de semana? Os fãs só podem esperar para ver, mas por agora, Piastri certamente garantiu o seu lugar nos corações dos entusiastas da F1 em todo o mundo!