A Opel está a comemorar os 25 anos do Vivaro, o furgão de referência entre os comerciais ligeiros e que se destaca para a sua flexibilidade
A marca de Rüsselsheim apresentou o Vivaro em 2000, que se tornou rapidamente num modelo fundamental na gama de veículos comerciais da Opel, tendo sido premiado por duas vezes com o título de “Furgão Internacional do Ano”, em 2002 e 2021.

Além disso, a Opel aproveitou o Vivaro para base de estudos inovadores, que permitiram antecipar as novas tecnologias e o desenvolvimento futuro do Vivaro e-Concept 100% elétrico revelado em 2010, que se tornou uma realidade em 2020, com a chegada da terceira geração do Vivaro.
Recorde-se que o popular furgão da Opel surgiu como resultado de uma joint venture criada no final de 1996. A Opel pretendia construir furgões particularmente atraentes para os clientes e expandir o seu portfólio para incluir Veículos Comerciais Ligeiros com um peso bruto total até 3,5 toneladas. O Opel Arena, o antecessor imediato do Vivaro, foi lançado em 1997, seguido, dois anos depois, pelo primeira Movano no segmento acima do Arena.

Três anos mais tarde, em 2000, a Opel apresentou então no Salão IAA de Veículos Comerciais, o protótipo de uma nova geração de furgões: o Opel Vivaro totalmente redesenhado, onde se destacava o design futurista do chamado “teto Jumbo”.
Além disso, a cabina em forma de cúpula não só oferecia ao condutor e aos passageiros da frente um espaço excecional ao nível da cabeça, como também permitia aceder e sair facilmente do veículo, o que é particularmente apreciado pelos serviços de entrega e correio expresso.

No lançamento em 2001, o Vivaro estava dotado de tração dianteira e apresentava variantes Diesel com diferentes potências, sempre combinadas com uma transmissão manual de seis velocidades. O comando da caixa de velocidades integrado diretamente na consola central permita poupar espaço e facilitar a utilização.
A mais recente versão do Opel Vivaro chegou em 2024 com um novo estilo marcado pela estreia da emblemática frente Opel Vizor da marca. Além do Vivaro Electric, 100% elétrico, que volta a estar disponível com duas opções de bateria, os clientes contam com uma ampla gama de económicas motorizações Diesel.

O Vivaro é tão diversificado na sua gama de versões como nos seus motores: está disponível em dois comprimentos (4,98 metros e 5,33 metros), como furgão, cabina dupla e chassis, uma solução prática para diferentes tipos de carroçaria. Dependendo da versão, oferece até 6,6 m3 de volume de carga e cerca de 1,4 toneladas de carga útil.