O maior construtor automóvel da Europa, a VW, está a reduzir os volumes de produção e introduzir paralisações temporárias em duas das suas fábricas de veículos elétricos na Alemanha.
Segundo avança a “Bloomberg News”, que cita um porta-voz da empresa, a fábrica de Zwickau vai interromper a produção por uma semana a partir de 6 de outubro devido à fraca procura pelo Audi Q4 e-tron.
Já a unidade de produção da VW em Emden reduziu o horário de funcionamento dos funcionários e deve interromper as linhas de produção por vários dias.
Recorde-se que na semana passada a VW anunciou que sofreu um prejuízo de €5,1 mil milhões, devido à queda das vendas na China, bem como à fraca procura por modelos totalmente elétricos.
As vendas globais da Porsche caíram 6% no primeiro semestre de 2025, com a China a regredir 28% e a Alemanha 23%, enquanto na Europa as vendas da marca regrediram 8%, face ao período homólogo de 2024.
Nos EUA os primeiros seis meses do ano escaparam ao agravamento das taxas, e as vendas cresceram 10%, devido à antecipação de compras para beneficiar ainda dos preços mais baixos.