A Honda vai encerrar a produção do seu crossover elétrico Acura ZDX montado pela General Motors, tornando-se assim no mais recente construtor automóvel a restringir a sua produção de veículos elétricos nos EUA.
“Para melhor alinhar o nosso portfólio de produtos com as necessidades da procura e as condições de mercado, bem como com os nossos objetivos estratégicos de longo prazo, podemos confirmar que encerramos produção do Acura ZDX”, disse a Honda em comunicado, citado pela cadeia de televisão “CNBC”.
Recorde-se que a General Motors produzia o ZDX para a marca premium da Honda, desde 2020, no âmbito de uma parceria assinada entre as duas empresas.
A decisão agora tomada pela Honda, surge numa altura em que o setor automóvel nos EUA está a adiar ou a cancelar novos modelos elétricos e investimentos na mobilidade elétrica devido à queda na procura, motivada pelo fim dos apoios aos veículos elétricos.
Além disso, o setor automóvel espera que a situação possa piorar nos próximos tempos, depois do presidente dos EUA, Donald Trump, ter deixado claro que a transição para a mobilidade elétrica não é uma propriedade para a administração norte-americana.
Segundo dados recentes, a Acura vendeu 10.335 veículos elétricos no primeiro semestre deste ano, representando cerca de 15% do volume total de vendas da marca nos EUA.