A Volvo anunciou que deu início à produção do novo ES90 para os mercados europeus, a primeira berlina elétrica da marca sueca, que se apresenta com uma série de novidades que o tornam no modelo tecnologicamente mais avançado da marca.
Equipado por computadores de última geração que representam uma melhoria de desempenho oito vezes em relação à geração anterior, é o primeiro Volvo com tecnologia de 800V, oferecendo uma autonomia maior e um carregamento mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico anterior.
O ES90 é construído com base na plataforma SPA2, a mesma que é utilizada pelo SUV EX90, que permite motores e componentes mais leves para reduzir o peso e a aumentar eficiência energética e autonomia.
O novo fastback 100% elétrico da Volvo conta com três níveis de potência e pode ser equipado baterias de 92 ou 106 kWh de capacidade, para autonomias declaradas no ciclo WLTP de 650 e 700 km, respetivamente
Desta forma a versão equipada com um único motor elétrico instalado no eixo traseiro, Single Motor Extended Range, com 333 cv e 480 Nm de máximo, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
Já a versão e tração integral, Twin Motor, equipada com a bateria de 106 kWh, adiciona um motor elétrico no eixo dianteiro para uma potência combinada de 449 cv e 670 Nm de binário máximo que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
Por seu lado a versão de desempenho, Twin Motor Performance, também equipada com dois motores elétricos, disponibiliza uma potência total de 680 cv e 870 Nm de binário. Esta versão cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
“O ES90 totalmente elétrico representa um marco importante na mudança da Volvo Cars para uma nova era de segurança, sustentabilidade e tecnologia centrada no ser humano”, disse Francesca Gamboni, Diretora de Operações Industriais da Volvo Cars. “Com a produção em andamento, reafirmamos o nosso compromisso com um futuro totalmente eletrificado e demonstramos a nossa capacidade de inovar e atender à procura dos clientes.”
A marca sueca já anunciou que as primeiras entregas na Europa do ES90 estão previstas para o final de 2025.