O Volvo EX90 é considerado o modelo mais seguro de sempre da marca sueca, e agora ficamos a saber que o novo SUV 100% elétrico que representa o próximo passo na estratégia da Volvo, combina carregamentos ultrarrápidos com soluções tecnológicas de última geração que elevam a segurança e a experiência de condução.
O grande destaque vai para o sistema elétrico de 800 volts, que reduz drasticamente os tempos de carregamento e aumenta a eficiência energética. Graças a um software de gestão de bateria, desenvolvido pela própria Volvo, que permite recuperar até 250 km de autonomia em apenas 10 minutos.

“A capacidade computacional do novo chip NVIDIA permite-nos aproveitar o poder da inteligência artificial, dos dados e do software para melhorar ainda mais a segurança e o desempenho geral do EX90. Isto significa que podemos oferecer aos nossos clientes funcionalidades avançadas de segurança e de assistência à condução, com melhorias contínuas nos sistemas de infoentretenimento e de gestão da bateria — tudo disponibilizado de forma integrada através de atualizações remotas Over The Air.”, disse, Anders Bell, Diretor de Tecnologia e Engenharia da Volvo Cars
Na prática, com a atualização para um sistema core computer duplo baseado na plataforma NVIDIA DRIVE AGX Orin, o EX90 tem agora 500 TOPS (Triliões de operações por segundo) de capacidade de processamento.

Este avanço permite que a capacidade da Volvo tenha novas funcionalidades e reforça, de forma decisiva, a capacidade de melhorar ainda mais a segurança ativa e o desempenho através de dados, software e IA.
Entre as novidades estão os alertas de segurança conectados para estradas escorregadias, perigos na via e acidentes à frente, bem como a integração da funcionalidade de chamada automática de emergência (e-call) com o Assistente de Paragem de Emergência (ESA). O ESA foi concebido para parar o carro de forma controlada na sua faixa de rodagem se o condutor não responder aos avisos de atenção ou de retirada das mãos do volante, por exemplo, devido a uma doença súbita.
Desta forma, assim que o carro estiver parado, a nova funcionalidade e-call ligará automaticamente o carro a um centro de chamadas de emergência associado à Volvo Cars. Este centro pode falar com os ocupantes e contactar os serviços de emergência, se necessário.