Um conhecido “hacker” da comunidade Tesla, afirmou que descobriu especificações detalhadas da versão de baixo custo do Model Y, que Elon Musk confirmou em julho, que será lançado até ao final de 2025
Segundo revelou o “hacker” nas redes sociais, o modelo simplificado do SUV elétrico, internamente conhecido por E41, deverá utilizar materiais mais económicos e dispensar algumas funcionalidades.
Simplified model Y "E41" that was sighted live now appears in the firmware too.
— green (@greentheonly) September 20, 2025
They will have two audio options: "essential" and "essential with commodity"
Backup camera would lose a heater
no "airwave" in console
E41 fascia (performance will also get a fascia update)
A mesma fonte adianta que o modelo de baixo custo não conta com teto de vidro, espelhos retrovisores elétricos bem como sistemas de monitorização de pressão dos pneus e jantes em aço de 18’’, em substituição das atuais de 19’’ e 20’’.
Já no interior, o novo modelo abdica de controlos elétricos multidirecionais dos bancos, limitando-se apenas a ajuste de eixo único. Além disso, a Tesla também vai limitar o sistema de áudio a uma versão básica.
Outros cortes incluem a omissão de um sistema de aquecimento para a câmara de marcha atrás e a completa ausência e de um ecrã para a segunda fileira de bancos. Em vez de materiais de alta qualidade, a Tesla opta por revestimentos de teto simples em tecido, complementados por rodas de aço de 18”. Os cortes também incluem uma secção fontal revista e componentes do chassi simplificados.
Recorde-se que em julho a Tesla anunciou que iniciou a produção de algumas unidades, e que a produção em massa do novo modelo de baixo custo, e que a produção em massa estava prevista para o segundo semestre de 2025.