A Stellantis anunciou o início dos testes, com um veículo inovador dotado de um sistema integrado de bateria inteligente, cujo objetivo é desenvolver um sistema de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e económico.
Com os testes em estradas já em andamento, este projeto desenvolvido pela Stellantis, em parceria com a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies), e que envolve um protótipo, novo Peugeot E-3008, equipado com tecnologia IBIS – um projeto de pesquisa colaborativa com sede na França.

A tecnologia IBIS é vista como revoluciona já que apresenta como novidade a integração do inversor e do carregador dentro da própria bateria, independentemente da química ou da aplicação. Essa arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo o carregamento direto no motor ou na rede elétrica, ao mesmo tempo, em que alimenta o sistema de 12V do veículo e os seus componentes auxiliares.
Entre as vantagens deste sistema, a Stellantis aponta para um aumento até 10% de ganho (ciclo WLTC) e 15% de aumento de potência (172 kW contra 150 kW), mantendo o tamanho de bateria.
Além disso, diminui o peso do veículo em cerca de 40 kg e libera até 17 litros de volume, favorecendo a aerodinâmica e oferecendo mais flexibilidade no design.

Os primeiros testes indicam uma redução de 15% no tempo de recarga (por exemplo, de 7 para 6 horas num carregador AC de 7 kW), além de economia de 10% no consumo de energia, a que se junta uma manutenção simplificada.
“Este projeto reflete a nossa convicção de que simplificar é sinónimo de inovar. Ao repensar e simplificar a arquitetura da motorização elétrica, estamos a tornar o sistema mais leve, eficiente e acessível. São inovações como esta que nos permitem oferecer veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes.”, disse Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.