O Yangwang U9 Xtreme, anteriormente conhecido por Track Edition ou U9 02, voltou a surpreender os fãs da marca chinesa, ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade máxima para um modelo de produção, 496,22 km/h, na Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.
O modelo totalmente elétrico, agora confirmado que vai chegar a produção como Yangwang U9 Xtreme ou U9X, é baseado no U9 já disponível na China, e incorpora diversos desenvolvimentos importantes que permitiram alcançar este novo recorde de velocidade.
O Xtreme conta com quatro motores elétricos que tem a capacidade de atingir 30.000 rpm e debitarem uma potência total de 3019 cv, e é o primeiro modelo de produção a utilizar um sistema de ultra alta-voltagem de 1200V, superando o de 800V da versão em que é inspirado.

Alimentar os quatro motores elétricos está uma bateria Blade da BYD, que permite taxas de descarga de até 30 C – 10 vezes a taxa de uma bateria convencional de um veículo elétrico.
O novo U9 Extreme que alcançou o novo recorde de velocidade máxima estava equipado com 20’’, com pneus, pneus semi-slick, bem como uma suspensão DiSus-X que foi aprimorada com uma configuração específica para lidar com as mais altas exigências da condução em pista.

“Este recorde só foi possível graças ao desempenho incrível do U9 Xtreme. Tecnicamente, algo assim não é possível com um motor de combustão. Graças ao motor elétrico, o automóvel é silencioso, não há flutuações de carga nas trocas de marcha, e isso permite-me concentrar totalmente na pista.”, disse Marc Basseng, piloto que levou o U9X ao recorde de velocidade máxima.