A Stellantis anunciou que está empenhada na reutilização das baterias de veículos elétricos antigos, e nesse sentido está a desenvolver uma iniciativa que reutiliza módulos de baterias de alta voltagem usados num “dispositivo médico”, o Avathor One.
Projetado para pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade limitada, o Avathor One é um modelo elétrico que permite dar uma segunda vida às baterias de veículos elétricos antigos, e ao mesmo, concretizar o plano da Stellantis de implementar um modelo de Economia Circular em recursos, componentes e materiais.

Lançado em abril e apresentado pela Italdesign na Expo 2025 Osaka em agosto, o Avathor One, faz uso de módulos de bateria de 15 kWh que estão a ser desmontados de antigos veículos das marcas da Stellantis. Feita a separação entre os módulos defeituosos e os que estão em bom estado, são montados em novos conjuntos de baterias e, integrados no Avathor One, que utiliza baterias com capacidade de armazenamento de 1,4 kWh para curtas distâncias ou 2,8 kWh para longas distâncias.
O projeto conta com o apoio de quatro parceiros. A Stellantis, através da sua marca de economia circular Sustainera, contribui com baterias usadas da região de Turim, enquanto a Intent desenvolve a implementação técnica do projeto e fornece o sistema de gestão de baterias adequado. Por sue lado a startup Avathor, desenvolveu o novo veículo One, e Italdesign, o estúdio de design sob a égide da Audi AG, trata da comercialização.
Recorde-se que este não é o primeiro projeto de economia circular da Stellantis, que recentemente anunciou estar envolvida no projeto Pioneer, um sistema de armazenamento de energia de 10 MWh, que aproveita baterias usadas da Nissan, Mercedes-Benz e Stellantis, e que está integrado no aeroporto de Fiumicino, também conhecido como Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Itália.
A iniciativa faz parte da ambição da infraestrutura aeroportuária em atingir emissões líquidas nulas até 2030 e demonstra o potencial da tecnologia de veículos elétricos em “fim de vida” para fornecer energia limpa e flexível para além da sua utilização em veículos.