A Mitsubishi apresentou o novo Eclipse Cross, o primeiro SUV elétrico da marca na Europa, que promete dar início a “uma nova era” da marca nipónica.
Destinado a competir no segmento C-SUV, o maior da Europa, novo Eclipse Cross é o terceiro SUV a ser lançado em 2025 pela Mitsubishi, depois do Outlander PHEV, e do novo Grandis.

Tendo por base a plataforma CMF-EV, a mesma do Renault Scénic E-Tech, o Eclipse Cross apresenta-se com 4,47 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,57 m de altura e uma distância entre eixos de 2,78 m, o que favorece o espaço a bordo.
No exterior, destaque para a secção frontal marcada pela nova interpretação do Dynamic Shield da, no qual que o tratamento tridimensional da superfície hexagonal reforça a sensação de potência e sofisticação, bem como para os faróis bipartidos em LED.
De perfil, destaque para o traço dinâmico em forma de J ao longo da base das janelas percorre os flancos, afirmando o carácter dinâmico deste SUV. Os puxadores das portas integrados, assim como as jantes de liga leve de 19’’ de acabamento maquinado em dois tons, que apresentam motivos triangulares transmitem uma atitude sofisticada e voltada para a tecnologia.

Já a secção traseira surge com a aplicação Hexagon, que exprime o ADN da Mitsubishi Motors, com luzes LED horizontais, reforçando a postura robusta do novo Eclipse Cross
No interior, o novo SUV da marca nipónica apresenta um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 12,3”, com o sistema Google, que é a interface central da experiência digital, a que se junta um painel de instrumentos, o Digital Driver Display, com a mesma dimensão, que apresenta os dados mais importantes de forma clara para o condutor, minimizando distrações e ajudando a manter os olhos na estrada.

Destaque ainda para um teto em vidro eletrocromático, luz ambiente em LED, com 48 cores diferentes, que podem mudar consoante o modo de condução, um sistema áudio da Harman & Kardon Premium, a que se junta uma bagageira de 478 litros, que pode chegar aos 1670 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Em matéria de motorização, o Eclipse Cross oferece um motor elétrico dianteiro que debita 216 cv de potência e um binário máximo de 300 Nm. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 87 kWh, arrefecida a água, e que anuncia uma autonomia de até 600 km. A bateria pode ser carregada em pontos de carregamento rápido CC de até 150 kW.

Esta configuração da motorização permite ao novo SUV 100% elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 170 km/h. Para 2026 está prevista a chegada ao mercado de uma versão com 170 cv de potência e uma bateria de 60 kWh.
Em matéria de segurança, o novo Eclipse Cross tira partido de um conjunto abrangente de sistemas avançados de assistência à condução e a mais recente funcionalidade de segurança da bateria de propulsão, para fornecer a máxima segurança.
Desta forma, o SUV elétrico está equipado com materiais de elevada absorção de energia para evitar deformações graves em colisões – a velocidades de até 65 km/h para impactos dianteiros e traseiros e 50 km/h para impactos laterais.

A carroçaria é construída a partir de uma combinação de aços estampados a frio e materiais estampados a quente, para proporcionar um equilíbrio correto entre rigidez e deformação.
Além disso, o habitáculo conta com sete airbags: dois dianteiros (condutor e passageiro), dois de cortina (esquerda e direita), dois de tórax (esquerda e direita) e um dianteiro central. O Eclipse Cross oferece ainda três pontos de fixação ISOfix (dois na parte traseira e um no banco do passageiro dianteiro), bem como bases fortes para integrar funcionalidades de segurança e comodidade ainda mais avançadas.
O novo SUV da Mitsubishi usufrui ainda de um conjunto de até 20 sistemas avançados de assistência à condução, que observam constantemente a área circundante, que são alimentados por um conjunto de sensores (12 deles ultrassónicos).

Nota ainda para a aplicação Mitsubishi que oferece ao utilizador um controlo total sobre o novo Eclipse Cross através do seu smartphone, que lhe permite aceder a funcionalidades como o Localizador de Veículos, o Painel de Instrumentos do Veículo, o Pré-condicionamento Remoto, Carregamento Remoto e a Buzina e Luzes Remotas.
A Mitsubishi já anunciou que o novo Eclipse Cross entrará em produção no quarto trimestre de 2025, na fábrica de Douai (França), juntando-se ao novo Grandis e à gama revitalizada da marca, que inclui o emblemático Outlander PHEV.