A Ford anunciou que vai cortar até 1000 postos de trabalho na unidade de produção em Colónia, na Alemanha, devido à fraca procura por veículos elétricos na Europa, razão pela qual levou a marca norte-americana a anunciar que vai reduzir de dois para um, os turnos de trabalho a partir de 2026.
O número exato de cargos afetados por esta redução ainda não foi determinado, estando previstas reuniões com representantes dos funcionários nos próximos tempos.
Recorde-se que a Ford anunciou no final de 2024 a intenção de reduzir em 4000 o número de trabalhadores na Europa até ao final de 2027, devido à conjuntura económica que enfrenta o setor automóvel, com o aumento da concorrência e vendas a baixo do esperado.
De acordo com o “Zeit.de”, o cronograma para cortes de postos de trabalho é apertado, já que as reduções estão programadas para serem concluídas até janeiro de 2026. Esta redução da força de trabalho vai deixar a unidade de produção de Colónia para cerca de 7600 funcionários, o que contrasta com os cerca de 20.000 funcionários existentes no final da década de 2010.