A BYD pretende produzir todos os veículos elétricos para o mercado da União Europeia (UE) localmente dentro de alguns anos. A fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias, pretende até 2028 produzir na Europa todos os modelos elétricos destinados aos mercados da UE.
“Estamos a prepara-nos para sermos mais europeus na produção”, explicou Stella Li, vice-presidente executiva e número dois da BYD, em declarações à “Reuters”.
Para reforçar a sua estratégia, a BYD está as construir uma fábrica na Hungria, com início da produção previsto para este ano. *ara 2026, os veículos elétricos da empresa chinesa para o continente europeu, vão sair igualmente da linha de produção na Turquia.
A decisão da BYD em produzir mais veículos elétricos, visa fazer face às tarifas impostas pela União Europeia em 2024 aos modelos elétricos produzidos na China.
Para além da produção local, a estratégia da BYD passa igualmente por reforçar a sua gama de híbridos plug-in, para contornar as tarifas da UE, que apenas se aplicam apenas a modelos totalmente elétricos chineses.
Desta forma, a BYD prepara-se para lançar três a quatro novos híbridos plug-in na Europa nos próximos seis meses. “Nos próximos um a dois anos, os nossos híbridos plug-in vão dominar as vendas na Europa”, disse Stella Li.
Recorde-se que adição à gama híbrida plug-in da BYD é o Seal 6 DM-i, modelo híbrido plug-in (PHEV), disponível nas versões sedan e carrinha, e que combina um motor a gasolina de 1.5 litros de quatro cilindros, com motores elétricos de alto desempenho e uma bateria, Blade Battery.