A Nissan anunciou que a nova geração do Micra, chegou pela primeira vez às estradas, o que aconteceu em Roterdão, nos Países Baixos.
A nova geração do popular hatchback, que já vendeu mais de seis milhões de unidades desde o seu lançamento em 1983, ou seja, há 42 anos, surge agora como um “gémeo” do Renault 5 elétrico, o que quer dizer, que pela primeira vez o Micra não vai contar com versões com motores a combustão, reforçando assim ofensiva elétrica de produtos da Nissan na Europa, onde a empresa irá introduzir quatro novos modelos totalmente elétricos até 2027, como parte do seu impulso para a eletrificação.

Assente na plataforma AmpR, a nova geração do Micra conta com duas opções de bateria: de 40 kWh com autonomia de até 317 km (ciclo WLTP) e de 52 kWh com uma autonomia de até 416 km.
Ambas as variantes suportam carregamento rápido CC (até 100 kW), com capacidade V2L (Vehicle-to-Load) para alimentar pequenos dispositivos — e estão prontas para integração V2G (Vehicle-to-Grid) em breve.

“O desempenho dinâmico, ágil e confortável do novo MIicra está a ser experimentado pela primeira vez nas estradas europeias! Com até 416 km de autonomia e carregamento rápido de 100 kW, tenho certeza de que os condutores que estiverem ao volante vão apaixonar-se por este novo modelo. E com um novo design lúdico e audacioso, certamente que vai chamar a atenção”, disse Clíodhna Lyons, vice-presidente regional de Planeamento de Produtos e Serviços da Nissan AMIEO
Descrito com um design “audacioso e assertivo, com muita atitude”, o novo visual do Micra inspira-se no modelo de 2002, com uma frente marcada pelas luzes diurnas circulares em ambas as extremidades. Ao destrancar o automóvel, as luzes executam uma curta coreografia de “piscar de olhos de boas-vindas”, em que as luzes dianteiras pulsam da esquerda para a direita e depois da direita para a esquerda. O mesmo espetáculo de luzes é realizado ao trancar o automóvel, funcionando como uma “despedida”. Na traseira, as luzes são definidas por um design simples, mas ornamentado de luzes LED – com elementos de iluminação circulares.

O novo Micra conta com alguns detalhes que lhe conferem uma postura robusta e sólida, incluindo cavas das rodas pronunciadas e um spoiler inferior distinto que sugere um centro de gravidade mais baixo.
Já o interior do novo Micra é muito semelhante ao do Renault 5, fazendo uso dos mesmos ecrãs de 10,1’’, dos mesmos botões e os mesmos materiais, os estofos dos bancos dianteiros e traseiros variam de acordo com a versão, mas oferecem três acabamentos distintos para se adaptarem ao seu ambiente interior preferido para um toque premium – Modern, Audacious e Chill.

Para complementar ainda mais o interior, destaque para a iluminação ambiente ajustável que permite ao condutor escolher entre 48 cores diferentes e criar um cenário no habitáculo que reflete verdadeiramente o seu estado de espírito.
Nota ainda para o espaço de arrumação da nova geração do Micra, que oferece uma bagageira com 326 litros de capacidade, que podem chegar aos 1106 litros com bancos traseiros rebatíveis 40/60.
