A BYD anunciou que Dolphin Surf, o modelo mais acessível da marca chinesa no mercado europeu, será o primeiro modelo a ser produzido na futura fábrica de Szeged, na Hungria, cuja abertura está prevista para o final de 2025.
O citadino 100% elétrico será o ponto de partida da produção “Made in Europe, for Europe”, consolidando a presença da marca chinesa no mercado europeu.

“A Europa é um mercado de enorme importância para a BYD. Por isso, é simbólico anunciar, no maior salão automóvel da região, que o Dolhin Surf será o primeiro veículo a sair da nossa unidade de produção na Hungria”, disse Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, falando aos jornalistas no Salão de Munique.
Com a produção do Dolphin Surf na Hungria, a BYD ultrapassa as tarifas importação impostas pela União Europeia aos modelos elétricos produzidos na China, e dá mais um passo no reforço da sua estratégia de expansão internacional.

Recorde-se que o Dolphin Surf está disponível no mercado nacional com três versões. A variante de entrada, Active, com a bateria Blade Battery de 30kWh que alimenta um motor elétrico com 88 cv de potência, e uma autonomia de até 220 km, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos
Já as versões Boost e Comfort, as mais potentes, estão equipadas com uma bateria de 43,2kWh que permite ao motor elétrico disponibilizar dois níveis de potência, 88 cv e 155 cv, anunciando uma autonomia de até 322 km em ciclo combinado WLTP. Já em cidade atinge os 507 km de autonomia. A versão mais potente do Dolphin Surf anuncia ainda uma aceleração de 0 a 100km/h em 9,1 segundos.
Em matéria de carregamento, o novo Dolphin Surf permite um carregamento DC de 65kW para a versão Active e 85kW par as variantes Boost e Comfort, pelo que, independentemente da capacidade da bateria, pode passar de 10% a 80% da capacidade da bateria em 30 minutos.

A responsável da BYD confirmou ainda que a muito aguardada tecnologia Flash Charging chegará à Europa mais cedo do que o previsto, com 200 a 300 estações de carregamento de veículos elétricos operacionais até ao segundo trimestre de 2026, lideradas pela marca premium Denza.
Outro destaque foi a apresentação do programa BYD Certified Pre-Owned, criado para oferecer confiança adicional a quem procura um automóvel usado da marca.
Desta forma e no âmbito deste novo programa, todos os veículos passam por uma inspeção de 179 pontos, de forma a manter uma garantia de pelo menos 90% de bom estado da bateria e incluem benefícios como garantia alargada, assistência em viagem e serviços digitais.