Apesar da moda dos SUV, a Skoda continua a manter a sua aposta nas carrinhas e nesse sentido apresentou no Salão de Munique, na Alemanha, o Vision O, um protótipo totalmente elétrico que antecipa o que será a próxima geração do Octavia Break.
Desde logo, o Vision O destaca-se pela evolução da linguagem de design Modern Solid da marca, que será transversal às próximas gerações dos seus modelos, com um “Tech-Loop Face” completamente novo, que substitui a Tech-Deck Face que garante uma aparência ainda mais robusta, segundo a afirma a empresa.

O design minimalista oferece máxima eficiência através de uma aerodinâmica otimizada, e que se distingue-se pela área superior recortada, bem como por um logótipo iluminado no capô. Já na secção traseira, destaque para a assinatura luminosa com farolins em “T”, já utilizado na linguagem de design Modern Solid.
“Na Skoda, o nosso compromisso com os clientes, que confiam em nós como líderes de mercado no segmento de carrinhas desde 2016, leva-nos a concretizar a Visão O: uma combinação de design inovador, mais de 650 litros de bagageira, funções de condução autónoma e um assistente de Inteligência Artificial intuitivo”, disse Klaus Zellmer, CEO da Skoda. “Este veículo transforma cada viagem numa experiência enriquecedora e sem esforço. Ao mesmo tempo, aproxima-nos das nossas metas de sustentabilidade e eleva os nossos princípios de design Modern Solid a um novo patamar.”

Entre as tecnologias avançadas que redefinem a experiência de condução está a função de condução autónoma, que permite ao veículo realizar todas as tarefas de forma independente, exceto em condições desafiadoras, como chuva forte e visibilidade reduzida, “e ainda ser capaz de parar o veículo com segurança fora da estrada”.
Além disso, o versátil “Modo Tranquilo” ajusta a configuração dos bancos para maior conforto ou espaço adicional e alterna a iluminação ambiente de acordo com o modo selecionado.

O interior deste Vision O apresenta ainda um cockpit monocromático, em que o destaque é um ecrã horizontal a toda a largura para-brisas que mostra todas as informações mais importantes diretamente no campo de visão do condutor. Além disso, o volante, apresenta um conjunto de botões para facilitar o acesso do condutor a um conjunto de funçõess

A Skoda não revelou detalhes específicos sobre a mecânica do Vision O, e tudo o que se sabe é que se trata de um protótipo totalmente elétrico e com potência semelhante à futura geração da carrinha Octavia.

Além disso, o Vision O antecipa o modelo de produção que terá por base a plataforma SSP do Grupo VW, que deverá permitir maior desempenho a custos mais baixos, que vai substituir a atual MEB e também a PPE, que será utilizada pelas próximas gerações do Golf e T-Roc 100% elétricos.
