A BMW entrou na nova era Neue Klasse, com a estreia mundial nova geração do iX3. Mais do que a um SUV elétrico, o novo modelo da marca germânica abre a porta ao futuro da marca com uma nova linguagem de design, uma plataforma elétrica especialmente desenvolvida e quatro computadores de alta potência que a BMW chama de “supercérebros”.

O novo iX 3 estreia a plataforma Gen6, motores elétricos eficientes, baterias de alta tensão com células cilíndricas e tecnologia de 800 volts. Gerando 469 cv e 645 Nm de torque, o iX3 50 xDrive, o primeiro modelo a chegar ao mercado, promete acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada de 210 km/h.
Para isso, o iX3 50 xDrive faz uso de dois motores elétricos, um motor síncrono na traseira e um motor assíncrono na dianteira, alimentados por uma bateria de 108,7 kWh de energia utilizável, que permite permitirá efetuar carregamentos rápidos de 400 kW, que permitem adicionar mais de 350 km (WLTP) em apenas 10 minutos.

A nova geração do iX3 permite dispõe ainda de funcionalidades como Vehicle to Load (V2L) que permite alimentar aparelhos elétricos, bem como o Vehicle to Home (V2H) que fornece energia a uma casa.
O Neue Klasse iX3 está equipado com aquele que a BMW diz serem quatro “supercérebros”, que fazem parte do “sistema nervoso digital” do veículo. Cada unidade controla a dinâmica de condução, os sistemas de direção automatizada, o infoentretenimento e as funções básicas. Por exemplo, o supercérebro “Heart of Joy” controla, de forma integrada numa única unidade de comando, a gestão integrada da tração, direção, suspensão, regeneração de energia e travagem, bem como a resposta em tempo real a inputs do condutor e do ambiente, otimização da dinâmica longitudinal e lateral do veículo bem como o sistema Soft Stop: desaceleração suave até à paragem total, substituindo até 98% as habituais travagens mecânicas em uso quotidiano

Esteticamente, a nova geração do iX3 apresenta uma secção frontal marcada por uma grelha vertical em formato de rim e o conjunto de faróis duplos, que fazem lembrar o clássico da Série 2002 da BMW, a que se juntam entradas de ar de generosas dimensões esculpidas no para-choque, que substituem o tradicional revestimento plástico dos SUV.
O perfil apresenta uma postura desportiva com linhas de caráter bem definidas que reforçam a imagem do novo BMW elétrico. Já na traseira destaque para os farolins dispostos na horizontal divididas por uma secção rebaixada que imita o formato do spoiler do tejadilho. O refinamento do design da nova geração do iX3, permitiu que o modelo apresente um coeficiente aerodinâmico de 0,24, uma melhoria notável face aos 0,29 do seu antecessor.

A nova geração do iX3 apresenta dimensões generosas, com 4,78 metros de comprimento, 1,89 m de largura,1,63 m de altura e uma distância entre eixos de 2,89 m, o que significa que ele é 49 mm mais longo em comparação com o seu antecessor, e 34 mm maior entre os eixos.
No habitáculo, o destaque para a estreia do Panoramic Vision, um amplo ecrã de projeção integrado a toda a largura do tablier ao longo da base do para-brisas, que funciona em conjunto com um ecrã central de 17,9’’ e um head-up display 3D opcional, todos equipados com o mais recente sistema operativo BMW X, que promete uma interface mais limpa e intuitiva.

Apesar de o controlo do sistema de climatização ser feito por um ecrã sensível ao toque, a BMW manteve alguns comandos físicos essenciais, como para o limpa para-brisas, indicadores de direção, retrovisores, volume, seletor de marcha e travão de estacionamento.
Em matéria de opcionais, destaque para o sistema de áudio Harman Kardon com 13 altifalantes, teto solar panorâmico e ar-condicionado automático de três zonas.

A BMW destaca ainda que o interior apresenta um layout espaço para cinco pessoas, possibilitado pelo design inteligente da nova plataforma dedicada a veículos elétricos. O novo iX3 apresenta ainda uma bagageira com uma capacidade para 861 litros, que podem chegar a 1841 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A BMW já revelou que o novo iX3 vai ser produzido na fábrica da Hungria, com o arranque da produção previsto para o próximo mês de novembro, e que o modelo vai chegar ao mercado nacional em março de 2026, com preços que arrancam nos €72.900.
