A Pony AI, empresa sediada em Guangzhou, na China, está a testar os seus veículos autónomos, Gen-7 robotáxi, nas estradas do Luxemburgo, com o objetivo de comercializar os seus modelos na Europa.
Os testes realizados através da empresa Emile Weber, segundo o CEO da empresa, James Peng, serve, para preparar a entrada dos robotáxi no mercado europeu nos próximos anos.
A Pony Ai, está confiante que vai atingi a meta de produção de 1000 unidades do seu robotaxi prevista para 2025 e nesse sentido está a explorar novos mercados na Europa.
Mais de 200 veículos Gen-7 Robotaxi da Pony AI foram lançados desde que a produção em massa que arrancou há dois meses, colocando a empresa na rota para atingir o objetivo traçado para este ano.
A Pony AI anunciou ainda que está também a testar a sua tecnologia na Coreia do Sul, onde obteve licenças nacionais para operações de robotáxi. A empresa conta ainda com uma parceria com a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai e com a Uber Technologies para implantar veículos autónomos no Médio Oriente.
“No espaço de um ou dois anos, quando as regulamentações estiverem prontas e os utilizadores estiverem a aderir à condução autónoma, acho que esses mercados vão crescer de forma acentuada”, disse Peng.
Recorde-se que no início de agosto, o Apollo Go da rival Baidu, assinou um acordo com a plataforma de transporte por aplicativo dos EUA Lyft, para implantar robotáxis na Europa a partir de 2026, nomeadamente na Alemanha e o Reino Unido, aguardando para isso a aprovação de regulamentação.