A Uber vai investir $ 300 milhões, mais de €258 milhões, na fabricante norte-americana de veículos elétricos, Lucid Motors, para o desenvolvimento de um robotáxi. O objetivo é lançar mais de 20 mil robotáxis nos próximos seis anos, à medida que a procura por veículos autónomos aumenta.
A parceria entre a Uber e a Lucid envolve ainda a startup de tecnologia de condução autônoma Nuro, que vai desenvolver a tecnologia que vai equipar os de veículos da Lucid. As três empresas pretendem lançar o primeiro veículo ainda em 2026, numa grande cidade dos EUA, sendo que os veículos autónomos serão propriedade da Uber.
A Uber pretende desta forma ganhar espaço nas viagens partilhadas em automóveis sem condutor, depois da Tesla ter lançado o seu robotáxi em Austin no final do mês de junho, e a Waymo, ter anunciado que já conta com 1500 veículos autónomos em serviço.
Este investimento da Uber na Lucid é visto como a oportunidade da Lucid para competir num mercado “completamente novo” no qual ela ainda não conseguiu entrar. Além disso, “valida a plataforma altamente capaz da Lucid como ideal para veículos autónomos“, Marc Winterhoff, CEO interino da Lucid em entrevista à CNBC.