A Mazda apresentou esta segunda-feira em Lisboa, o novo 6e, o hatchback de 5 portas 100% elétrico, vai chegar ao mercado nacional no final em setembro com um preço que começa nos €40.050.
O novo Mazda 6e é um sedan 100% elétrico, que pretende concorrer diretamente com o Tesla Model 3. Além disso, o novo modelo do construtor nipónico tem por base o Mazda EZ-6 que a marca japonesa comercializa na China, e que foi desenvolvido pela joint-venture da Mazda com a Changan, tendo sido especialmente aprimorado para responder as exigências do cliente europeu, mantendo a assinatura de condução típica dos modelos da marca de Hiroshima.

O novo Mazda 6e, que já está disponível para encomenda no mercado nacional com duas configurações mecânicas 100% elétricas, Standard com um motor elétrico de 258 cv e 320 Nm de binário. e acelera de 0 a 100 km/h demora 7,6 segundos.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de LFP de 68,8 kWh, que anuncia uma autonomia geral de até 479 km (combinada WLTP) e de até 605 km em ambiente urbano (combinada Cidade WLTP), que pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 24 minutos com um carregamento de 165 kW DC. A Mazda anuncia ainda que é possível adicionar 235 km de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento em corrente contínua.

Já a variante Long Range está equipada com um motor elétrico de 245 cv e 320 Nm de binário máximo, para um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 7,8 segundos e a mesma velocidade máxima de 175 km/h.
Associado a uma bateria de LFP de 80 kWh, esta versão promete uma autonomia geral de até 552 km (combinada WLTP) e de até 692 km em ambiente urbano (combinada Cidade WLTP), sendo que o conjunto de baterias tem uma capacidade de carga de 90 kW DC, que permite recarregar as baterias de 10% a 80% em cerca de 47 minutos.

Esteticamente, o Mazda 6e apresenta-se bastante elegante, com linhas paralelas que percorrem as laterais e que realçam a elegância da sua silhueta e o seu aspeto baixo em relação ao solo.
Ao mesmo tempo, o sedan elétrico da Mazda esta dotado de um spoiler traseiro eletricamente extensível a partir do 90km/h, que permite melhorar a estabilidade em estrada. Nota ainda para a secção traseira que deixou de contar com o logo da marca japonesa, sendo substituído pelas letras Mazda.

O novo 6e está equipado com jantes de alumínio de 19’’, que segundo o construtor nipónico apresentam uma aerodinâmica que aumenta a autonomia, combinada com o seu design desportivo de cinco raios e superfícies pretas lisas. Quanto aos acabamentos exteriores, o Mazda6e estará disponível em oito cores metalizadas, incluindo as cores Melting Copper, que a marca estreou no CX-80 em 2024, e Aero Grey, conhecida do MX-5.
No habitáculo, destaque para o cockpit inteligente focado no condutor, que conta com um ecrã tátil personalizável de 14,6’’, um painel de instrumentos de 10,2’’ e um Head-Up Display de Realidade Aumentada de 50’’, que projeta informações importantes, como a navegação e a velocidade, diretamente na linha de visão do condutor.

Além disso, os avançados controlos por voz e por gestos simplificam as interações com funcionalidades como os sistemas de climatização, navegação e multimédia. Nota ainda para o sistema de áudio da SonyPRO, equipado com 14 altifalantes
Inundando o habitáculo com luz natural, o teto de abrir panorâmico contribui para o ambiente interior arejado e para a sensação de espaço. Com vidro fumado e isolamento térmico de série, o teto de abrir é acompanhado por um para-sol elétrico na versão Takumi Plus. No escuro, o sofisticado sistema de iluminação ambiente da Mazda utiliza apenas fontes de luz indiretas para proporcionar uma atmosfera elegante no habitáculo. Com 64 opções de cores, é altamente personalizável.

Os bancos dianteiros monoformados com apoios de cabeça integrados combinam m materiais habilmente cosidos com detalhes e cromado acetinado para um aspeto e toque finamente trabalhados, mas modernos. O interior do Mazda 6e está disponível em três variações de cor: o pack Takumi, de série, apresenta uma escolha de estofos em pele artificial Bege Quente ou Preto, enquanto a opção Takumi Plus conta com a elegante pele Tan Nappa e tecido tipo Suede.
Para os passageiros do banco traseiro, existe ainda um ecrã tátil, que permite controlar as definições do sistema de climatização, acionar a cortina de sol (de série na versão Takumi Plus) e ajustar a posição do banco do passageiro da frente quando o veículo está estacionado.

Em matéria de espaço de arrumação, o novo hatchback 100% elétrico de cinco portas conta com uma bagageira com 465 litros, que podem chegar até 1.074 litros com os bancos da segunda fila rebatidos. A esta capacidade da bagageira junta-se um prático compartimento frontal (frunk) de 72 litros que pode acomodar uma mala extra ou o cabo de carregamento.
Com chegada marcada para o próximo mês de setembro, a Mazda já anunciou que o novo 6e já pode ser reservado no mercado nacional, com preços que arrancam nos €40.050.
