A Fiat acaba de surpreender os seus fãs com o lançamento do TRIS, um modelo elétrico e o primeiro de três rodas da marca italiana, destinado às entregas de último quilómetro.
Com apenas 3,17 metros de comprimento, o Fiat TRIS é compacto e versátil, estando disponível em três configurações: chassis-cabina, plataforma e pick-up, garantindo a máxima flexibilidade para atender às diversas necessidades dos profissionais, todas as versões com o mesmo design de chassi e dianteira, com LEDs em formato de seta e um elegante esquema de cores em dois tons.

O TRIS está equipado com uma gama de funcionalidades avançadas: um moderno painel digital de 5,7’’ que exibe informações essenciais à condução, incluindo a autonomia e o nível da bateria. A acessibilidade à energia também é uma prioridade, com uma entrada USB-C e uma tomada de 12 V que garantem que os dispositivos podem ser carregados em viagem.
Para segurança e conformidade com as normas de homologação europeias, está dotado de cintos de segurança de três pontos, iluminação LED dianteira com médios ativados pela ignição, um sinal sonoro de marcha-atrás e um depósito de lava-vidros.
O novo TRIS oferece uma área de carga de 2,25 metros quadrados, o que é surpreendentemente espaçoso para um veículo com dimensões compactas. Além disso, impressiona pela capacidade de carga útil de 540 kg, mantendo o peso bruto do veículo em apenas 1.025 kg.
Este Fiat de três rodas 100% elétrico está equipado com um motor elétrico que gera uma potência de 12 cv e 45 Nm de binário. A energia é armazenada numa bateria de 6,9 kWh, a mesma que é usada pelo Fiat Tipolino, que oferece uma autonomia WMTC de 90 km.

A bateria pode ser carregada de 0 a 80% em apenas 3,5 horas, atingindo a carga completa em 4 horas e 40 minutos, utilizando uma tomada doméstica de 220V.
A Fiat já anunciou que o TRIS será fabricado em Marrocos, e vendido na África e no Oriente Médio, embora a disponibilidade possa se expandir posteriormente para a Europa, demonstrando o compromisso da FIAT Professional com a mobilidade para todos.
“Com a sua estreia no Médio Oriente e em África, o TRIS está pronto para transformar a mobilidade ‘last mile’ e abrir novas portas para o fortalecimento económico e a inclusão social. E acreditamos que o seu potencial vai muito além — a Europa pode ser a próxima região, porque este tipo de solução inteligente e sustentável fala uma língua universal.”, disse Olivier Francois, CEO da Fiat