A VW está a considera vender a unidade de design e engenharia, a Italdesign, ou encontrar um parceiro para a conhecida empresa italiana.
A confirmação surgiu esta segunda-feira através de representantes sindicais, que disseram à “Reuters”, que a decisão da VW surge no esforço que a marca está a realizar para reformular as operações europeias.
A VW, que controla a Italdesign através da Audi, está sob pressão devido à crescente concorrência e à queda do mercado automóvel europeu. Segundo as mesmas fontes, a VW já recebeu alguns contactos de empresas interessadas em assumir a Italdesign, no entanto, a empresa germânica não está a considerar ofertas de concorrentes ou grupos financeiros.
A Italdesign, localizada em Moncalieri, Turim, Itália, emprega aproximadamente 1.300 trabalhadores e tem uma longa história de design de modelos icónicos como o VW Golf, o Alfa Romeo 159, o Fiat Panda e o Grande Punto. No entanto, há preocupações de que novos proprietários possam deslocar a marca para longe de Turim, colocando em risco o futuro de uma empresa que faz parte da história automóvel italiana.