A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) revelou esta terça-feira, que em março o sector de componentes para automóveis exportou mais de €1.000 milhões, o que representa um crescimento de 2,1% relativamente ao período homólogo de 2024.
Em comunicado a Associação esclarece que esta taxa de crescimento “é superior ao crescimento do volume de fabricação de veículos na União Europeia e Reino Unido, o que significa que para além da Indústria estar a entregar componentes nos veículos mais fabricados também se verifica a entrada em novos projetos. Contudo, as vendas ao exterior no acumulado até março, estão abaixo, -1,4%, ao verificado no ano de 2024”.
No acumulado do primeiro trimestre de 2025, a indústria de componentes automóveis foi responsável por €3.000 milhões de exportações e o principal destino continua a ser a Europa, representando 88,5% das exportações. No entanto, as vendas para o continente europeu decresceram 1,5% face ao ano anterior.
Entre janeiro e março de 2025, e tendo em conta aos principais países parceiros, destacam-se pela positiva, as vendas para Espanha e França, que aumentaram 2,3% e 1,2%, respetivamente. Em sentido contrário, as exportações para a Alemanha e os EUA diminuíram 8,8% e 7,6%, respetivamente.