A Stellantis vai anunciar o novo CEO no final do primeiro semestre, e entre os nomes apontados ao lugar de Carlos Tavares, que deixou a empresa no final de 2024, Antonio Filosa parece agora emergir como principal candidato.
A “Bloomberg” revela agora que Antonio Filosa, que atualmente é o responsável pela Regiões da América da Stellantis, é apontado como o candidato principal, ao cargo de CEO do grupo automóvel.
A decisão sobre a escolha do novo CEO está próxima de ser tomada, e de acordo com fontes próximas contatadas pela “Bloomberg”, com a situação económica global instável, John Elkann, que preside ao Comité Especial do Conselho de Administração, pode acabar escolher alguém que não seja Filosa.
Recorde-se que a Stellantis informou inicialmente os investidores, quando o CEO Carlos Tavares foi demitido em dezembro 2024, que o conselho presidido por John Elkann, nomearia um novo CEO no primeiro semestre deste ano.
Já em abril, Elkann reforçou a ideia de que o processo de nomeação do novo CEO, que vai substituir, Carlos Tavares, “está bem encaminhado e será concluído no primeiro semestre de 2025”.
Além de candidatos internos, a “Bloomberg” adianta que o conselho considerou candidatos fora da empresa, incluindo José Muñoz, que está na Hyundai Motor, desde o início deste ano, bem como Mike Manley, CEO da rede de concessionárias da americana AutoNation Inc., que liderou a Fiat Chrysler de 2018 até sua fusão com o PSA Group três anos depois.
Resta esperar pela nomeação do novo CEO da Stellantis, que já se sabe vai ter como umas das principais prioridades, conter a queda das vendas nos EUA, que recuaram 15% em 2024, e 12% no primeiro trimestre de 2025