A Equipa de Fórmula 1 da Red Bull Enfrenta Turbulências: Ralf Schumacher Aponta o Dedo ao Chefe de Equipa em Revelações Surpreendentes
Num surpreendente desenrolar de acontecimentos, Ralf Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1, lançou uma crítica contundente dirigida ao Chefe de Equipa da Red Bull Racing, Christian Horner. Schumacher atribui as recentes dificuldades da equipa à gestão de Horner e à saída do lendário diretor técnico Adrian Newey.
A temporada de F1 de 2025 não tem sido generosa para a Red Bull, com apenas uma vitória nas primeiras cinco corridas do Grande Prémio, graças à excecional performance de Max Verstappen no Japão. A equipa de Milton Keynes enfrentou contratempos tanto na pista como nos bastidores, com a saída de pessoal chave como Rob Marshall, Will Courtenay, Jonathan Wheatley, e a saída de Adrian Newey para a Aston Martin.
Ralf Schumacher não poupou palavras ao destacar o vazio deixado pela saída de Newey, enfatizando que o seu sucessor, Pierre Waché, não está à altura do icónico designer: “Na minha opinião, Pierre Waché de forma alguma é Adrian Newey,” afirmou Schumacher numa entrevista à Sky Deutschland. A ausência do génio de Newey criou evidentemente grandes obstáculos para a equipa, com Schumacher a expressar dúvidas sobre as capacidades de Waché para preencher sapatos tão grandes.
Schumacher criticou ainda Horner por não ter conseguido manter Newey e pela sua forma de gerir a equipa, sugerindo que o ego e o estilo de liderança do Chefe de Equipa contribuíram para a atual situação da Red Bull. “Horner construiu toda a equipa, ele foi responsável juntamente com Helmut Marko. Ele deveria ter previsto isto: Adrian Newey nunca deveria ter saído,” afirmou Schumacher. O piloto alemão levantou dúvidas sobre a liderança de Horner, insinuando que a sua necessidade de se afirmar dentro da equipa pode ser prejudicial para a performance da Red Bull.
À medida que a temporada de Fórmula 1 avança, todos os olhares estarão voltados para a Red Bull Racing para ver como navegam por estes tempos turbulentos e se conseguem recuperar a sua antiga glória sem o lendário Adrian Newey ao leme.