Numa revelação chocante, Bernie Collins, um ex-engenheiro de estratégia da Aston Martin F1 que se tornou analista de Fórmula 1 para a Sky Sports e F1 TV, expôs os céticos que um dia ridicularizaram o potencial de Max Verstappen para se tornar campeão do mundo na Fórmula 1. Mal sabiam eles que estavam completamente errados.
Apesar de enfrentar alguns contratempos esta temporada, com apenas uma vitória nas primeiras cinco corridas, Verstappen continua a perseguir de perto o líder do campeonato, Oscar Piastri, estando a apenas 12 pontos atrás. O piloto holandês já subiu ao pódio três vezes (quatro incluindo o Sprint da China) e demonstrou uma consistência notável, mesmo conseguindo um sexto lugar em fins de semana desafiadores como em Barém.
Collins recordou o ceticismo inicial em torno das habilidades de Verstappen, particularmente dentro da equipa Force India (agora Aston Martin). Muitos duvidavam do potencial do jovem piloto para vencer campeonatos devido ao seu estilo de condução agressivo. “Havia quem acreditasse que Verstappen era demasiado agressivo para ganhar campeonatos,” revelou Collins no Indo Sport Podcast.
Desde a sua estreia em 2015 com a Toro Rosso, seguida de uma promoção para a Red Bull em 2016, onde se tornou o mais jovem vencedor de corridas na história da F1 no Grande Prémio de Espanha, a jornada de Verstappen tem sido uma montanha-russa de altos e baixos. As temporadas iniciais foram marcadas por acidentes e erros, levando a desistências em 2017 e penalizações no início de 2018. Apesar de ter apenas 20 ou 21 anos na altura, Verstappen ainda estava em fase de maturação como piloto.
Hoje, Verstappen é aclamado como quase imbatível na pista, uma grande diferença em relação às dúvidas que um dia obscureceram o seu potencial. Embora possa não ser invencível, dado um carro igual, provou ser um concorrente formidável ao título de campeão. A evolução da carreira de Verstappen serve como um testemunho do seu crescimento e determinação para silenciar os seus críticos.
A saga da ascensão de Max Verstappen, de um jovem talento controverso a um sério candidato ao título, demonstra a resiliência e a habilidade que definem um verdadeiro campeão no mundo da Fórmula 1.