A equipa McLaren F1 está sob fogo após não ter conseguido uma vitória dupla no Grande Prémio do Japão, com o antigo campeão do mundo Jacques Villeneuve a questionar a sua falta de desilusão.
Apesar de ter garantido um pódio duplo e de ter conquistado 33 pontos valiosos para o campeonato de construtores, a McLaren está a ser criticada por não ter alcançado uma vitória 1-2 em Suzuka. Muitos no paddock acreditam que os carros de cor papaia foram os mais rápidos na pista no Japão, mas foram ofuscados pelo talento excecional de Max Verstappen, mesmo que ele estivesse a conduzir um carro alegadamente inferior.
Jacques Villeneuve, o campeão do mundo de 1997, expressou o seu ceticismo em relação à reação da McLaren, afirmando: “Eles não parecem estar muito desiludidos. O que é estranho porque deveriam ter estado em primeiro e segundo lugar.” Villeneuve não poupou nas críticas à equipa britânica, enfatizando: “Eles não estavam lentos, mas foram superados por uma equipa e um piloto melhores do que eles, e isso deveria doer.”
Olhando para o futuro, Villeneuve prevê tempos difíceis para a Red Bull e Verstappen nas próximas corridas, notando: “Max estará sempre pronto para tirar tudo o que puder, mas o carro dele terá dificuldades com o calor. Não é fácil de ajustar, e será ainda mais difícil nas condições quentes.”
A equipa McLaren agora enfrenta escrutínio e pressão para apresentar desempenhos mais fortes nas restantes corridas da temporada, uma vez que as suas estratégias e capacidades estão a ser questionadas após a oportunidade perdida no Japão.