A ofensiva elétrica da Nissan parece decorrer a bom ritmo, apesar das dificuldades financeiras da empresa japonesa, da falhada fusão com a Honda e da recente renuncia do CEO da marca
Com uma nova estratégia em curso, a Nissan está a preparar-se para revelar uma série de modelos novos e renovados até 2027. Já este ano, a ofensiva de produtos eletrificados será impulsionada com o lançamento de dois novos veículos elétricos, bem como uma atualização de uma de suas tecnologias mais inovadoras e populares.
Se o primeiro a ser lançado é o Micra, que promete ser fiel ao ADN dos seus antecessores, com uma mistura atraente de estilo audacioso e simplicidade numa embalagem compacta, o segundo será a terceira geração do Leaf, que representa também o regresso de um modelo histórico, o Nissan e o modelo iniciou a revolução dos modelos 100% elétricos no mercado de massas quando foi introduzido em 2010.
A nova geração do Leaf promete atrair os fãs da marca pela sua nova forma aerodinâmica, deixando de lado a imagem de um hatchback simples, para assumir uma imagem de SUV compacto, com um estilo mais elegante, jantes de 19’’ e um tejadilho panorâmico.
O novo Leaf será produzido tendo por base a plataforma CMF-EV da Nissan, a mesma arquitetura do Ariya, e promete uma autonomia maior que o seu antecessor. Para além disso, será o primeiro modelo do construtor nipónico a apresenta uma porta de carregamento NACS, o que vai permitir aos utilizadores carregarem a viatura nos supercarregadores da Tesla.
A Nissan anunciou ainda que aversão europeia do novo Leaf será produzida nas instalações da marca em Sunderland.

Para além do Micra e do Leaf, a marca japonesa revelou que no ano fiscal de 2026 vai chegar ao mercado a nova geração do Juke, que vai surgir em versão 100% elétrica, tendo por base o concept “Hyper Punk” que foi apresentado em outubro de 2023 no Salão da Mobilidade do Japão.
Já se sabe que a terceira geração do Juke é diferente da versão atual movida a motor de combustão, apresentando uma carroçaria fortemente esculpida, mas mantendo traços do seu design característico e original.
Além do lançamento dos novos e renovados modelos, a Nissan vai ainda dotar o Qashqai de uma nova geração do grupo motopropulsor híbrido e-Power, que promete melhor eficiência de combustível e redução de emissões, permitindo uma experiência de condução ainda mais próxima da de um veículo 100% elétrico.

Recorde-se que desde a sua introdução em 2022, a Nissan já vendeu na Europa cerca de 250.000 veículos equipados com a tecnologia e-Power.
“A renovação do alinhamento europeu da Nissan é a concretização do nosso forte plano para melhorar e eletrificar a nossa gama na Europa. Todos os novos modelos irão partilhar o ADN comum da Nissan: design marcante, inovação técnica e tecnologia intuitiva – uma combinação de qualidades que estamos confiantes que irá atrair novos clientes para a marca, bem como continuar a apelar aos existentes que já adoram a forma como os veículos Nissan enriquecem o seu dia a dia.”, disse o Leon Dorssers, vice-presidente sénior regional de Vendas e Marketing, da região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia).