À medida que a temporada de Fórmula 1 de 2025 se desenrola, a especulação sobre o futuro de Liam Lawson, da Red Bull, está em alta, e quem está a agitar as águas é nada menos que Yuki Tsunoda. Enquanto os rumores aumentam sobre a prontidão de Tsunoda para substituir Lawson, a resposta deste último tem sido nada menos que desdenhosa.
Lawson, a lidar com um início de temporada instável, deixou claro que não está a perder sono com as afirmações de Tsunoda. O piloto da Red Bull desconsiderou as alegações de Tsunoda, afirmando que o piloto dos Racing Bulls pode expressar a sua opinião livremente, mas isso não altera a realidade no terreno.
Os murmúrios sobre a possível substituição de Lawson começaram a ganhar força após uma performance menos que estelar no lançamento da temporada na Austrália e uma qualificação em último lugar tanto na corrida sprint como na corrida principal na China recentemente. Um início assim gerou comparações desfavoráveis com pilotos como Daniil Kvyat, Pierre Gasly, Alex Albon e Sergio Perez, provocando rumores de que a Red Bull pode considerar uma mudança antes da próxima corrida no Japão.
Tsunoda, um membro de longa data dos Racing Bulls desde 2021, anteriormente conhecido como AlphaTauri, está a ser apontado como um forte candidato para preencher o lugar de Lawson. No entanto, é pertinente notar que nenhuma decisão final foi tomada em relação ao futuro de Lawson, que garantiu o cobiçado lugar na Red Bull após apenas 11 aparições pelos Racing Bulls em 2023/24.
Apesar de Lawson não ter superado Tsunoda na pista na temporada passada, foi promovido para a equipa principal da Red Bull. Tsunoda, por outro lado, completou o seu primeiro teste com a Red Bull Racing no final da temporada anterior e desde então tem sido vocal sobre a sua prontidão para assumir o lugar de Lawson, especialmente após a qualificação na China. Ele está confiante sobre a sua preparação para conduzir o carro mais rápido da Red Bull a partir da próxima corrida.
No entanto, a confiança de Lawson permanece inabalável. Após a corrida de Xangai, ele destacou o seu histórico de sucessos contra Tsunoda nas divisões júnior e na Fórmula 1 como prova da sua merecida posição na Red Bull. Em resposta à pergunta se os comentários de Tsunoda o preocupam, Lawson simplesmente riu-se.
Elaborando mais sobre a sua posição, Lawson sublinhou as suas vitórias passadas sobre Tsunoda na F3 e na Euro Formula, afirmando que não simpatiza com o facto de Tsunoda ter sido ignorado para uma vaga na Red Bull no inverno passado. Na sua opinião, Tsunoda teve as suas oportunidades, e agora é a vez de Lawson brilhar.
À medida que a saga da F1 continua a desenrolar-se, uma coisa é clara: Lawson não está disposto a abdicar do seu lugar sem lutar. Ele parece determinado a provar o seu valor e a silenciar os críticos com o seu desempenho na pista. Quanto a Tsunoda, só o tempo dirá se as suas afirmações darão frutos. Para já, os fãs podem apenas esperar e assistir enquanto o drama se desenrola na pista de corridas.