Muito antes do surgimento de docuseries desportivas em várias plataformas OTT, sendo a mais recente ‘NASCAR: Full Speed’, houve uma época em que os filmes de desporto de ficção dominavam a cena. No reino do cinema temático da NASCAR, ‘Days of Thunder’, com a estrela de Hollywood Tom Cruise, destacou-se.
Para aqueles que não estão familiarizados, o filme acompanha a jornada do personagem de Cruise, Cole Trickle, enquanto compete na reverenciada NASCAR Winston Cup Series. Trickle, um piloto do United States Auto Club (USAC), agora conhecido como IndyCar, vê-se recrutado para correr na Cup Series. A sua jornada na principal série de corridas de stock cars, sob a mentoria do seu chefe de equipa Harry Hogge, forma a narrativa cativante do filme.
Recentemente, surgiram imagens dos bastidores da realização do filme de culto. As localizações de filmagem abrangeram Charlotte, Daytona e o Phoenix Raceway, sendo este último particularmente relevante dado a corrida recentemente realizada lá. As imagens divulgadas mostram as cenas filmadas no Phoenix Raceway, onde Cruise assumiu o controlo.
As filmagens de ‘Days of Thunder’ começaram em 1989, um ano antes da sua estreia. Para manter a confidencialidade, o projeto inicialmente tinha o nome de código ‘Daytona’, que foi posteriormente alterado para ‘Top Run’, antes de finalmente se estabelecer no título que conhecemos hoje. Cruise, na sua persona em tela, foi colocado frente a frente com os melhores pilotos da Winston Cup, manobrando habilmente o carro #46 nas corridas encenadas.
As imagens dos bastidores revelam que a filmagem de uma corrida simulada durou aproximadamente uma hora. A narrativa tomou um rumo dramático quando Trickle, ao volante do carro #46 verde e amarelo, sofreu um acidente e foi levado às pressas para o hospital. O encerramento das filmagens atraiu multidões de fãs ansiosos por ver o seu estrela de Hollywood favorita, Tom Cruise.
Dirigido por Tony Scott, o homem por trás de ‘Top Gun’, e com música de Hans Zimmer, ‘Days of Thunder’ foi uma tentativa estratégica de trazer as corridas de stock car para o mainstream de Hollywood. Apesar de ter recebido críticas mistas na sua estreia, a popularidade do filme disparou ao longo do tempo, especialmente entre a comunidade das corridas.
Ao longo dos anos, ‘Days of Thunder’ passou a ser conhecido como ‘Top Gun on Wheels’, um título que abraçou com orgulho. O legado do filme continua a inspirar esforços para reviver a antiga glória da NASCAR. Embora um filme em grande escala possa não estar nos planos, a NASCAR está a dar passos significativos no domínio das plataformas OTT.
As especulações sobre uma sequência de ‘Days of Thunder’ são abundantes, embora planos concretos pareçam distantes. Afinal, levou 36 anos para ‘Top Gun’ ter uma sequência. Para aumentar a especulação, Cruise está supostamente em conversações sobre uma sequência de ‘Days of Thunder’, embora o prazo esperado permaneça incerto.
Até à data, o único conteúdo confirmado com temática da NASCAR é a docuserie ‘NASCAR: Full Speed’, que recebeu uma resposta esmagadoramente positiva tanto de fãs fervorosos como de espectadores casuais. A segunda temporada é esperada em breve, gerando uma onda de antecipação. Infelizmente, a representação da NASCAR no cinema tem sido escassa desde ‘Days of Thunder’.
A franquia de filmes Herbie trouxe a NASCAR a um público mais jovem com ‘Herbie: Fully Loaded’ em 2004. O filme de animação ‘Cars’ seguiu-se em 2006, juntamente com a comédia ‘Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby’ com Will Ferrell. Houve uma pausa nos filmes com temática da NASCAR até ‘Logan Lucky’ em 2017, excluindo documentários. Se Cruise conseguir que uma sequência de ‘Days of Thunder’ seja aprovada, poderá ser o impulso que a NASCAR precisa em Hollywood.