A pré-temporada de Fórmula 1 de 2025 em Barém começou de forma entusiástica, com Lewis Hamilton a expressar uma profunda excitação sobre a sua campanha inaugural com a Ferrari. Apesar de ter terminado em 13º lugar na classificação após os testes do primeiro dia, Hamilton manteve-se tranquilo, reconhecendo que estas sessões preliminares são menos sobre classificação e mais sobre a recolha de dados e a familiarização com o novo carro de corrida.
“Os testes são sempre emocionantes,” partilhou Hamilton com a F1 na quarta-feira, após 70 voltas na sessão da manhã. “É aqui que temos uma primeira visão dos desenvolvimentos feitos por todos e começamos a entender os nossos próprios carros e o ano que se avizinha. Colocar-me ao volante do SF-25 pela primeira vez com a Scuderia Ferrari HP é uma sensação extraordinária. O nosso foco atual é experimentar vários aspetos, acumular o máximo de dados possível e familiarizar-nos com o carro, e já aprendemos muito.”
Charles Leclerc, colega de equipa de Hamilton na Ferrari, teve um desempenho mais bem-sucedido, terminando em quarto lugar após completar 71 voltas na sessão da noite. Leclerc ecoou os sentimentos de Hamilton, enfatizando que as fases iniciais dos testes não são conclusivas em relação ao seu desempenho. Ele expressou satisfação com o bom desempenho e aguardou ansiosamente a análise dos dados do dia para melhorar a sua performance nos dias seguintes.
Numa reviravolta emocionante, Lando Norris da McLaren continuou de onde parou na última temporada, liderando o pelotão no primeiro dia dos testes de pré-temporada. Embora Norris estivesse ciente de que ser o mais rápido nesta fase tem pouca importância, estava, no entanto, encantado com o desempenho do dia.
O primeiro dia dos testes em Barém também marcou a estreia de cinco novatos, que representam um quarto do grid da F1 este ano. A atenção estava voltada para Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, da Mercedes, que terminou em sétimo lugar no dia, Oliver Bearman da Haas, Jack Doohan da Alpine, Gabriel Bortoleto da Sauber e Isack Hadjar da Racing Bulls.
Antonelli expressou a sua empolgação por conduzir o W16 e aguardou com expectativa mais aprendizado nos próximos dois dias. Bearman, por outro lado, estava satisfeito com o dia de testes e ansioso para ultrapassar os limites nos dias seguintes. Doohan, Bortoleto e Hadjar também partilharam sentimentos semelhantes, com Hadjar a achar a experiência divertida e a expressar prontidão para continuar a melhorar nos próximos dias.
O teste de pré-temporada é uma fase crítica no calendário da F1, oferecendo uma visão antecipada das perspetivas da temporada e da preparação das equipas. À medida que os pilotos continuam a familiarizar-se com os seus carros e equipas, a antecipação pela temporada de Fórmula 1 de 2025 continua a aumentar. A jornada apenas começou e promete ser uma aventura emocionante.