Após um extenuante período de oito meses sem vitórias, a Joe Gibbs Racing finalmente saboreou a vitória novamente, graças ao triunfo de Christopher Bell no Atlanta Motor Speedway. Esta vitória não só quebra a seca, mas também valida as mudanças estratégicas feitas dentro da organização.
Bell, que também assegurou a última vitória da equipa em junho em New Hampshire, expressou o seu alívio por pôr fim a uma narrativa que se tornara cansativa. “A Joe Gibbs Racing não vence desde junho – é uma frase que ouvi demasiadas vezes. É um alívio finalmente mudar essa música,” disse um Bell visivelmente emocionado em Atlanta.
Apesar de ter conquistado seis vitórias na temporada passada, a Joe Gibbs Racing não conseguiu manter um registo de vitórias consistente, com apenas metade dos seus pilotos a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Esta inconsistência desencadeou uma série de mudanças estratégicas antes da temporada de 2024.
A mudança mais notável foi a associação dos pilotos Denny Hamlin e Ty Gibbs a novos chefes de equipa. Hamlin agora colabora com Chris Gayle, um veterano que anteriormente trabalhou com Gibbs. Ty Gibbs, por outro lado, foi associado a Tyler Allen, que vem do programa Xfinity Series da organização.
Entretanto, Chris Gabehart, o ex-chefe de equipa de Hamlin, foi promovido ao cargo de diretor de competição. Esta nova posição permite a Gabehart contribuir e supervisionar todas as quatro equipas, marcando uma mudança significativa na abordagem da organização em relação à gestão e dinâmica de equipa.
Refletindo sobre as mudanças, Joe Gibbs enfatizou a necessidade de uma nova abordagem. “Sabíamos que tínhamos de agitar as coisas. Apesar de liderarmos muitas voltas no ano passado, a nossa taxa de vitórias não refletia o nosso potencial. Assim, aproveitámos a intertemporada para reestruturar, particularmente o carro nº 54, e fizemos outros ajustes necessários. O resultado? Um início fantástico de ano com uma vitória precoce na segunda corrida.”
Apesar da falta de vitórias, Gibbs ficou satisfeito com a velocidade dos seus carros no ano passado, mas sentiu que mudanças eram fundamentais para melhorar o total na coluna das vitórias.
Bell, que terminou em quinto lugar na classificação do campeonato de 2024 e foi o piloto com melhor classificação da Gibbs, foi ultrapassado pelo William Byron para o último lugar do Campeonato 4 após uma revisão no Martinsville Speedway. Este recente triunfo em Atlanta marca a nona vitória de Bell na era Next Gen, colocando-o uma vitória à frente de Hamlin como o piloto da Gibbs com mais vitórias.
Adam Stevens, uma figura chave na organização, reconheceu a importância desta vitória após um longo período de oportunidades perdidas. “Tem sido uma jornada desafiante, marcada por quase vitórias por uma série de razões. Mas nunca duvidámos do nosso desempenho. Foi uma mistura de erros de execução e pura circunstância. Esta vitória é a prova de que os nossos ajustes na pré-temporada foram um enorme impulso para o sucesso futuro da Joe Gibbs Racing.”
Stevens também insinuou que os impactos positivos das mudanças já estão visíveis nas primeiras corridas da temporada, prometendo uma Joe Gibbs Racing mais competitiva à medida que a temporada avança. “Vimos vislumbres do nosso potencial em Daytona, e a nossa qualificação melhorou. O equilíbrio está mais próximo, e os carros estão mais competitivos em Atlanta. Dê-nos mais seis ou oito corridas, e você certamente verá uma Joe Gibbs Racing mais forte e competitiva,” afirmou confiantemente.
Esta vitória serve como uma forte validação para as mudanças estratégicas na Joe Gibbs Racing, sinalizando um futuro promissor para a organização nas próximas corridas.