A equipa de Fórmula 1 da Cadillac, agora sob a alçada da recém-inaugurada TWG Motorsport, revelou mais detalhes sobre a sua estrutura intrincadamente camadas que abrange programas de IndyCar, Fórmula E, NASCAR e IMSA. Este anúncio ocorreu simultaneamente com a decisão de Michael Andretti de se retirar das operações regulares da Andretti Global em outubro passado.
Esta movimentação estratégica viu as operações de Andretti fundirem-se com as do Grupo TWG, liderado pelo empresário Dan Towriss. Consequentemente, todas as equipas de Andretti, bem como a equipa Spire NASCAR, anteriormente ligada a Towriss, foram consolidadas sob a marca TWG, formando a nova estrutura da TWG Motorsport.
A lista de equipas da TWG Motorsport inclui a Cadillac na Fórmula 1, a Andretti Global cobrindo IndyCar, Indy NXT, Fórmula E e a equipa Walkinshaw Andretti United de Supercarros Australianos, Spire Motorsports na NASCAR, e Wayne Taylor Racing no Campeonato IMSA SportsCar.
A decisão de Andretti de recuar impulsionou a equipa liderada pela Cadillac na sua busca pelo sucesso, que se espera concretizar até 2026. A aprovação para a proposta está agora apenas a aguardar confirmação final. A TWG iniciou uma empresa subsidiária, GM Performance Power Units LLC, para liderar este projeto, nomeando Russ O’Blenes como CEO.
As equipas existentes da Andretti Global manterão os seus nomes originais. Na divisão de Supercarros, a Walkinshaw Andretti United, que também envolve Zak Brown da McLaren através da sua empresa United Autosports, continuará a operar. Além disso, o aclamado piloto de carros desportivos e líder de equipa Wayne Taylor decidiu remover o nome Andretti da sua equipa, que tinha sido utilizado durante duas temporadas, mas permanece dentro do grupo TWG.
TWG Motorsports foi criada em 2024 pelos co-presidentes Mark Walter e Thomas Tull e faz parte do portfólio mais amplo da TWG Global. Este portfólio inclui a equipa de beisebol Los Angeles Dodgers, o Chelsea Football Club, a Professional Women’s Hockey League e participações nos Los Angeles Lakers, entre outros empreendimentos.
Dan Towriss, o CEO da Group 1001 Insurance, uma empresa que afirma ter $66 mil milhões em ativos sob gestão, foi selecionado como o CEO da TWG Motorsports. Towriss emergiu como a força motriz por trás do projeto, tornando-se o seu rosto público.
Walter, o CEO da Guggenheim Partners, com ativos reportados de $325 mil milhões sob gestão, e Tull, um empresário com um património líquido de $3.7 mil milhões segundo a Forbes, acolheram a unificação destas equipas sob a TWG Motorsports e a liderança de Towriss.
Para fortalecer a sua nova estrutura, a TWG recrutou pessoal notável, como o ex-funcionário da NASCAR e da General Motors Doug Duchardt como seu diretor de desempenho, e a ex-vice-presidente da NASCAR Jill Gregory como diretora de operações. Este movimento sinaliza o compromisso da TWG em aproveitar a experiência consolidada para impulsionar o sucesso do seu vasto portfólio de desportos motorizados.