À medida que a temporada de Fórmula 1 de 2025 ganha vida, o Diretor da Racing Bulls, Laurent Mekies, expressa a sua expectativa por um desempenho elevado do piloto estrela Yuki Tsunoda. A notável evolução do piloto japonês na temporada de 2024 foi, sem dúvida, a sua melhor até agora, superando com sucesso os seus colegas de equipa, Daniel Ricciardo e Liam Lawson.
Apesar do impressionante desempenho de Tsunoda, foi Lawson quem foi escolhido pela Red Bull para substituir Sergio Perez e acompanhar Max Verstappen na temporada de 2025. Esta decisão deixou Tsunoda na equipa Racing Bulls, com sede em Faenza, para a sua quinta temporada consecutiva. No entanto, Tsunoda aceitou graciosamente a decisão, vendo-a como uma oportunidade para aprimorar as suas habilidades de liderança e desenvolver ainda mais as suas capacidades de corrida, como revelou numa entrevista à Motorsport Week.
Mekies tem uma alta consideração por Tsunoda, elogiando o progresso fenomenal que ele demonstrou em 2024, tanto em termos de velocidade pura como de destreza técnica. O seu desempenho louvável na temporada passada garantiu-lhe um lugar entre os pilotos mais habilidosos, levantando a questão de se ainda há espaço para mais crescimento. Na opinião de Mekies, há, sem dúvida, potencial para Tsunoda atingir velocidades mais elevadas.
Mekies vê Tsunoda como o líder da equipa Racing Bulls na próxima temporada, afirmando: “Ele foi uma parte integral de todas as mudanças que iniciámos no ano passado e agora será o nosso ponto de referência em termos de velocidade e do que o carro está a fazer. Com Isack [Hadjar] a iniciar a sua temporada de estreia, Yuki será, sem dúvida, o líder da equipa.”
Tsunoda, por sua vez, está pronto para abraçar o papel de liderança e superar as expectativas da equipa. Ele pretende começar a nova temporada com o mesmo vigor que demonstrou no final da temporada anterior e, em seguida, continuar a aperfeiçoar as suas habilidades e a melhorar a sua concentração. Ao focar nos pormenores, acredita que pode fazer uma diferença significativa e manter a sua posição no top 10, apesar de uma concorrência previsivelmente mais difícil este ano.
Em conclusão, tanto Mekies como Tsunoda estão entusiasmados e esperançosos para a próxima temporada de F1 2025. A liderança de Tsunoda e o seu potencial para um crescimento adicional são vistos como elementos-chave nos planos da Racing Bulls para a campanha que se avizinha. O objetivo final da equipa, no entanto, é garantir um lugar na Red Bull F1 para Tsunoda, o que sem dúvida sinaliza a sua confiança nas suas capacidades. À medida que a temporada começa, todos os olhos estarão em Tsunoda para ver se ele consegue corresponder a estas altas expectativas.