A FIA sancionou a utilização de uma nova vedação de detritos, mais alta, que será introduzida a partir da temporada de F1 de 2025, como parte do seu compromisso contínuo em melhorar a segurança no automobilismo. Este passo proativo visa reforçar a proteção nos circuitos para os concorrentes, pessoal nas laterais da pista e espectadores.
A busca incessante da FIA pela segurança nas corridas levou à introdução e aprovação mais recente de uma vedação de detritos de 6 metros de altura. Esta estrutura, projetada e fabricada pela empresa suíça Geobrugg, oferece um nível elevado de proteção em áreas de maior risco. Espera-se que a nova vedação desempenhe um papel crucial em áreas com curvas de alta velocidade, inclinações acentuadas ou bancadas que possam ser suscetíveis a detritos no ar.
De acordo com as rigorosas regulamentações da FIA, todos os circuitos recém-construídos são obrigados a incorporar estes produtos homologados. Os circuitos existentes de Classe 1 também serão obrigados a substituir vedações danificadas ou quebradas pela solução homologada. Os circuitos de Classe 2 deverão cumprir até 2026. Além disso, a vedação de 6 metros de altura pode ser opcionalmente implementada por circuitos que desejem proporcionar maior segurança para os entusiastas das corridas.
Embora circuitos como Suzuka, Bahrein, Monza, Interlagos e Fuji já utilizem vedações de 6m de altura, estas não foram testadas de acordo com os mais altos padrões de segurança exigidos para a homologação. A vedação da Geobrugg é a primeira da sua altura a ser aprovada pela FIA. Suportou uma série de testes rigorosos, incluindo uma esfera de 780 kg sendo lançada contra ela a uma velocidade de 60 kph, e um carro em escala real colidindo com ela a 120 kph. A vedação demonstrou a sua resistência ao manter o impacto dentro de uma zona de 3 metros, obtendo assim o status de homologação FIA Standard 3502-2018.
O novo design da vedação também leva em consideração a experiência dos espectadores. Ao aumentar o espaçamento dos cabos acima de uma altura de 3m, permite uma vista desobstruída para os espectadores nas bancadas, enquanto ainda oferece proteção contra detritos voadores.
Jochen Braunwarth, diretor de soluções de motorsport da Geobrugg, enfatizou o compromisso da empresa com a segurança: “O nosso objetivo de garantir a segurança dos espectadores, trabalhadores e oficiais num circuito de corridas fez progressos significativos com a introdução da vedação de detritos elevada. Esta oferece um nível aumentado de proteção contra detritos aéreos que poderiam potencialmente atingir as bancadas ou outras áreas de espectadores. Encontrar um equilíbrio entre estar perto da ação e garantir a segurança muitas vezes representa um risco adicional. No entanto, esta nova solução, mais alta, mitiga esse risco adicional ao oferecer uma proteção melhorada contra detritos voadores provenientes de carros em colisão.”